Planta trepadeira no pergolado: como fazer?

blog planta trepadeira

Pergolados de madeira com trepadeira são um charme, mas é preciso muito cuidado se a estrutura tiver cobertura. Confira agora como fazer!

O pergolado de madeira com planta trepadeira é lindo, e há algumas espécies que são bastante exóticas, como a Jade azul, criando uma atmosfera ainda mais especial. Isso acaba encantando quem quer aproximar a natureza do seu dia a dia, mas ter esse diferencial na área de lazer ou no jardim de casa requer alguns cuidados – bem fáceis, é verdade, mas que precisam de atenção.

Quando é colocada de qualquer forma, a planta trepadeira pode atrapalhar a cobertura do pergolado, por causa do peso e também pelas próprias características das plantas. Muitas vezes elas se embrenham pelas frestas e podem prejudicar as placas rígidas de vidro ou de policarbonato, que são apenas encostadas umas nas outras.

Por isso, nós hoje vamos falar um pouquinho sobre a colocação de planta trepadeira no pergolado de madeira e responder às dúvidas mais comuns sobre o assunto.

Pergolado com cobertura pode ter planta trepadeira?

blog planta trepadeira 2

Não é o ideal que um pergolado de madeira com cobertura tenha planta trepadeira. Basicamente há quatro motivos para isso. 

O primeiro deles é que a própria cobertura fará com que o local fique muito quente e isso pode prejudicar a saúde da planta. De um forma geral, a cobertura acaba refletindo os raios solares e aumentando a temperatura da superfície que fica diretamente exposta ao sol. Com isso, é possível que a planta acabe sofrendo com o excesso de calor.

O segundo motivo é prejudicar a cobertura, principalmente quando é vidro e policarbonato. Há a questão do peso, porque há plantas trepadeiras que ficam bastante volumosas, seja pela espessura dos caules ou pelo tamanho das flores. Isso acarreta peso extra para a estrutura.

Por outro lado, os galhos podem interferir na colocação da cobertura. Há espécies bastante invasivas, que podem forçar caminho entre as placas, o que pode acarretar vazamentos e goteiras. O risco é maior quando são placas rígidas, como as de vidro e policarbonato, que são apenas encostadas uma das outras com vedação de silicone. 

Por fim, uma quarta razão para evitar planta trepadeira no pergolado com cobertura é a quantidade de folhas e flores que vai cair no local. Elas aumentam a sujeira que fica ainda mais difícil de limpar e, consequentemente, o risco de entupimento de calhas e condutores, potencializando a possibilidade de vazamentos.

Quero ter mesmo assim. Onde plantar a trepadeira?

blog planta trepadeira 3

O ideal, portanto, é que o pergolado com planta trepadeira não tenha cobertura. Mas, se mesmo assim, fizer questão de ter uma espécie na estrutura com cobertura, é muito importante evitar que ela chegue até o topo. 

O ideal, nesses casos, é manter uma poda de forma que a planta suba pelas colunas do pergolado e apenas contorne a tabeira, mas não fique sobre a cobertura. 

Isso pode ser conseguido plantando a trepadeira aos pés das colunas no solo ou em vasos, e direcionando os galhos pelo caminho ao redor da cobertura, mas nunca sobre ela.

Dessa forma, com poda específica e um direcionamento feito com fios de nylon ou presilhas próprias, é possível criar um efeito bonito sem prejudicar a cobertura do pergolado.

Por que o pergolado sem cobertura é melhor para esse tipo de planta?

blog planta trepadeira 4

O pergolado sem cobertura acaba sendo mais indicado para planta trepadeira justamente para evitar problemas com a cobertura. Mas não é só: o próprio efeito acaba ficando mais bonito.

Há espécies que fecham bastante a parte superior do pergolado, criando um trançado de galhos entre as traves de forma que bloqueiam bastante a passagem do sol (mas não a da chuva).

Já outras têm flores pendentes que criam um efeito incrível no pergolado sem cobertura, como a Jade (Strongylodon macrobotrys) e a Glicínia (Wisteria sp) – e que não é conseguido quando o pergolado tem cobertura.

Pergolados sem cobertura com planta trepadeira são lindos e funcionais para locais em que não são necessariamente usados quando chove. Veja alguns exemplos:

Veja mais 10 sugestões de plantas trepadeiras para o pergolado de madeira sem cobertura:

  1. Jasmim-de-Madagascar (Stephanotis floribunda)
  2. Jasmim Estrela (Trachelospermum jasminoides)
  3. Aspargo-Pendente (Asparagus densiflorus)
  4. Amor-agarradinho (Antigonon leptopus)
  5. Hera do cabo (Senecio macroglossus)
  6. Primavera (Bougainvillea spectabilis)
  7. Tumbérgia (Thunbergia grandiflora)
  8. Rosa-Trepadeira (Rosa wichuraiana)
  9. Alamanda (Allamanda cathartica)
  10. Dipladênia (Mandevilla splendens)

Quer ter um pergolado de madeira, mas quer preservar algumas árvores originais do seu terreno? Veja o que fazer!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento