Não deixe o verão chuvoso atrapalhar seus planos: veja como ter a área de lazer perfeita para aproveitar suas férias com muito estilo e diversão!
Com ou sem pandemia, a casa da gente deve ser tratada sempre como o melhor lugar do mundo para se divertir. É segurança, conforto e a companhia selecionada de quem você gosta. E verão chuvoso não é desculpa para baixo astral.
O importante é tomar providências para que a área de lazer possa ser usada o ano inteiro, mesmo quando o verão surpreende com uma quantidade de chuva fora do normal.
Por isso, quem considera seu lar como sua fortaleza, entende a necessidade de ter uma área externa pronta para qualquer situação – e não apenas para os dias de sol. Afinal, não vale a pena perder as férias porque não para de chover.
Veja como continuar aproveitando sua área de lazer mesmo quando o tempo feio não dá trégua!
Tenha sua área de lazer preparada para qualquer verão chuvoso
Em dezembro de 2021 o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já avisava: o verão chuvoso vai predominar em praticamente todas as regiões do país.
O fenômeno climático La Niña, já velho conhecido, intensifica o sistema meteorológico das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), típico dessa época do ano.
Em outras palavras, um verão chuvoso no Sudeste, por exemplo, não é novidade, apesar da sua intensidade inesperada. A receita, então, é preparar a área de lazer não só para estas férias, mas também para os próximos anos.
Crie áreas protegidas para os eventos com a família
Da mesma forma que é importante ter áreas de sombra, também é preciso que esses mesmos espaços protejam da chuva. O pergolado de madeira é a forma mais sofisticada, versátil e confortável para proporcionar um refúgio cheio de estilo e funcionalidade.
Entretanto, para isso é preciso ficar atento a alguns aspectos que podem promover mais conforto mesmo com chuvas fortes e constantes.
Cuidado com a escolha da cobertura
Algumas coberturas para pergolado vibram com o impacto da água e vibram, fazendo muito barulho e atrapalhando a diversão. Isso dá a sensação de que está chovendo mais do que realmente está. É o caso do policarbonato, por exemplo.
Já outras dificultam o escoamento da água por, assim como o policarbonato, serem placas planas. É o caso do vidro. A água bate e se espalha, caindo sem controle para todos os lados. Elas também podem ter frestas nas emendas por onde a chuva escorre, criando goteiras e vazamentos atrapalhando o evento.
Por outro lado, as telhas trapezoidais conduzem a água para as calhas com eficiência, como a Pergotelha. O formato também propicia um encaixe perfeito entre as placas, evitando vazamentos. E como são maleáveis, são bem mais silenciosas.
Estude a incidência mais comum de chuva no ambiente
Antes de definir o local de elementos fixos, como a churrasqueira, estude a direção mais comum da chuva no ambiente. O ideal é que as áreas de cocção fiquem nas extremidades do pergolado, mas sempre há uma direção da qual a chuva vem com mais frequência.
Aproveite então para criar estratégias para evitar que o verão chuvoso estrague o churrasco molhando a churrasqueira ou o balcão. Se não for possível mudar o local da instalação, providencie barreiras físicas, como painéis de madeira, toldos retráteis e panos ou portas de vidro de correr.
Providencie um caminho seguro até o pergolado
Quando o pergolado de madeira fica no jardim, o verão chuvoso pode deixar o terreno encharcado. Com isso, as poças que acabam se formando na grama não só ocasionam sujeira, como podem tornar o caminho escorregadio.
Mas é possível criar uma passagem segura para o pergolado sem acabar com a permeabilidade do terreno, tão importante para o perfeito escoamento da água.
Use o deck de madeira como uma estratégia segura e elegante para criar caminhos e áreas também ao redor do pergolado. Dessa forma você cria uma ilha de conforto e proteção, mesmo com chuva. E quando o sol sair elas também serão úteis, servindo de apoio para as atividades.
Não esqueça que o calor continua
Lembre-se que um verão chuvoso continua sendo verão. As temperaturas se mantêm altas a maior parte do tempo, então é preciso providenciar o conforto térmico independente de estar chovendo ou não.
Os ventiladores de teto são sempre bem-vindos no pergolado. Há modelos muito estilosos, com linhas orgânicas, que valorizam ainda mais a estrutura reta do pergolado.
Além disso, mantêm o ambiente fresquinho e com o ar circulando, além de também serem funcionais no inverno. Quando estão no modo exaustão, puxam o ar quente que é mais leve e sobe, mantendo o espaço mais aquecido.
Outra medida importante e bonita é o forro de palha ou de bambu. Eles tornam o ambiente muito mais aconchegante, mas também colaboram para o conforto térmico do pergolado. Esses revestimentos artesanais são lindos e são também isolantes térmicos naturais.
A própria Pergotelha, aliás, também ajuda a deixar o espaço mais fresquinho, melhorando aquele clima abafado que fica com chuva.
Ela tem um insulfilm em sua composição que barra 90% da energia solar, deixando a temperatura interna do pergolado alguns graus mais baixos do que coberturas como as de vidro e de policarbonato.
Área de lazer com diversão a qualquer momento
Com essa verdadeira “receita” de área de lazer para o ano inteiro você aproveita suas férias mesmo que o verão chuvoso dure toda a estação. Sua casa fica completa e com muito estilo, segurança e todo o conforto que você e sua família merecem.
Não tem ainda um pergolado para chamar de seu? Então aproveite para descobrir como deve ser o seu projeto e inspire-se para ter uma área de lazer para as quatro estações do ano!