O verão e as fortes chuvas estão chegando – e você não vai querer infiltrações no seu pergolado de madeira. Veja como evitar e aproveitar ao máximo faça chuva ou faça sol!
Verão chegando e, com certeza, você já encomendou a obra para o seu pergolado de madeira. Claro, você sabe que hoje o melhor negócio é aproveitar os dias quentes no conforto e na segurança do lar, com os amigos.
A questão é que, junto com as altas temperaturas vem também a época das chuvas. Tudo certo, por que o seu pergolado tem cobertura? Bem, mais ou menos. É aí que entram alguns detalhes aos quais você deve ficar ligado.
Por exemplo, seu pergolado de madeira vai ficar encostado em alguma parede? Nesse caso você deve prestar atenção aos rufos. A cobertura é de vidro? A falta de calhas pode ser um problema. Você sabe como resolver?
Veja esses e outros pontos importantes que você deve prestar atenção na obra do seu pergolado. E só fazer com que realmente entende e é profissional do assunto.
Pergolado de madeira geminado: cuidado com os rufos
O pergolado de madeira geminado é aquele que fica encostado em alguma parede. Pode ser como uma extensão da sala, da cozinha ou de qualquer outra parte da casa.
A questão é que, nesse caso, a instalação dos rufos merecem muito cuidado. Os rufos são peças moldadas e fixadas em determinados pontos da cobertura para impedir que a água infiltre em paredes e muros.
Na maioria dos pergolados germinados o rufo é parafusado na parede. Com o tempo, ou com chuvas fortes, como costumam ser as de verão, a água escorre e começa a pingar pela pequena fresta que fica, apesar de a vedação parecer perfeita a olho nu.
Como resolver o problema
Para evitar que isso aconteça, a Cobrire, cujos artesãos não abrem mão da qualidade em seus mínimos detalhes, trabalha com os rufos embutidos da parede. É feito um pequeno corte onde o rufo é chumbado, mantendo a vedação perfeita.
Assim, mesmo quando a chuva é fraca mas constante, encharcando toda a estrutura, ou quando é uma tempestade forte e de vento, não há risco de infiltração.
Essa técnica é especialmente importante nas paredes texturizadas, cujo relevo não permite um parafusamento regular do rufo. Por isso, preste atenção com quem vai fazer a sua obra para evitar decepções adiante.
Teto transparente? Cuidado com as chuvas!
Ele é uma tendência fortíssima, já há vários anos – e tudo indica que continuará assim. O teto transparente realmente traz diferenciais, entre eles a possibilidade de regular a entrada da luz natural com revestimentos naturais, como o de palha e de bambu, por exemplo.
Vidro: rigidez causa infiltrações
Mas é preciso atenção à escolha. O de vidro temperado é o mais caro do mercado, até por conta da sua durabilidade em relação ao policarbonato, por exemplo. No entanto, pouca gente atenta para o fato de que ele é totalmente plano e rígido.
Isso tem 2 significados importantes: ele não tem calhas e não consegue acompanhar o movimento natural da madeira, que se acomoda com o tempo.
Dessa forma, a água simplesmente despenca lá de cima, se esparramando no chão ao redor. Com isso, a própria água pode abrir sulcos na terra e até danificar o piso externo.
Por outro lado, como ele não é flexível ao movimento da madeira, acaba abrindo frestas nas vedações entre as placas, causando infiltração.
Policarbonato: barulho em excesso com o impacto da água
A mesma coisa acontece em relação ao policarbonato – e pelas mesmas razões. Só que com agravantes: as placas precisam ser trocadas a cada 5 anos e há um forte problema sonoro porque elas vibram muito com o impacto da águas.
Como resolver o problema
A solução então, para quem quer cobertura transparente no pergolado de madeira é a Pergotelha. Elas são telhas totalmente translúcidas, mas com calhas. Como são produzidas com resina de políéster reforçada com fibra de vidro e sem emendas no comprimento.
Os condutores ficam totalmente escondidos no pergolado. Eles podem ser embutidos na parede, mimetizados pela mesma pintura da casa, colocados atrás de colunas ou cobertos por revestimento de madeira.
Além disso, a Pergotelha é 100% impermeável e feita sob medida para cada projeto, acabando de vez com os problemas de infiltração nos pergolados de madeira quando chove. Por outro lado, também têm grande durabilidade: só a garantia é de 10 anos.
A Pergotelha faz parte do sistema solar Plus+ da Cobrire, uma cobertura especial para pergolado de madeira que ainda reduz em 90% a passagem da energia solar, reduzindo o calor, e bloqueia 99% dos raios UV.
Com base nessas informações você já um melhor embasamento para fazer as melhores escolhas e evitar vazamentos e infiltrações na pergolado de madeira.
Quer saber mais sobre algum assunto, ficou alguma dúvida? Continue acompanhando nossos posts e converse com um artesão da Cobrire!