Pergolado com encaixe ou com madeira empilhada? Descubra a diferença entre eles e não se deixe enganar na hora da obra!
O pergolado de madeira é hoje uma das estruturas mais importantes e valorizadas de uma área de lazer. Querido de arquitetos e usuários, ele ajuda o espaço a ficar mais funcional, mas também muito mais bonito, aconchegante e sofisticado. Mas os pergolados não são todos iguais, longe disso.
Mas aqui não estamos falando só de modelos diferentes, mas de métodos construtivos. Quando um pergolado de madeira é bem-feito, uma das coisas que mais encantam são os encaixes perfeitos entre as peças, demonstrando harmonia, equilíbrio e solidez.
Mas é só entrar na internet e encontrar várias pessoas mostrando pergolados sem encaixe. Então será que ele é realmente tão importante assim ou é um mero detalhe estético?
É isso que você vai descobrir agora.
Encaixe das madeiras: um dos aspectos mais importantes do pergolado
Talvez você olhe para um pergolado de madeira feito sem encaixe e ache estranho, como se estivesse faltando alguma coisa. Mas esta está longe de ser apenas uma questão estética. É uma questão de segurança.
Se você parar para pensar, o pergolado nada mais é do que várias madeiras empilhadas. E sem estarem devidamente encaixadas, elas ficam soltas, mesmo quando presas com parafusos. Por isso, o encaixe se tornou um dos padrões diferenciais de qualidade da Cobrire.
A questão é fazer um pergolado de madeira com encaixe não só é mais trabalhoso, como demorado e requer mão de obra realmente qualificada.
Então para quem não é profissional especializado no ramo ou para quem está começando, é muito mais fácil e barato só empilhar as madeiras para fazer o pergolado sem encaixe.
Pergolado sem encaixe pode oferecer riscos que você desconhece
O problema é que o pergolado de madeira feito sem encaixe pode oferecer riscos que o construtor não vai dizer na ânsia de pegar a obra.
Quando as madeiras são apenas empilhadas, elas não ficam tão firmes como quando são encaixadas umas nas outras. Dessa forma é criada uma trama, uma espécie de cinturão de segurança onde uma ajuda a segurar a outra, sem risco de correr ou haver folga com o tempo.
Assim, o pergolado de madeira feito com encaixe é mais bonito, mais seguro e também tem maior vida útil.
Mas nem todo mundo sabe fazer, porque essa técnica também tem seus segredos.
Um deles é o cuidado para não “ferir” a viga de apoio e colocar toda a estrutura em risco. Mesmo variando de acordo com o projeto, via de regra os encaixes devem ser feitos nas colunas e nas travessas – não na viga.
Em alguns casos, como no modelo Firenze, o encaixe é feito na forma de uma cava na madeira, uma espécie de “berço” para a travessa ser apoiada.
Esta cava, que pode ser feita com tupia, é de mais ou menos 1 cm, sem enfraquecer a madeira, e a travessa acaba preenchendo este espaço de forma a oferecer toda a segurança necessária.
Estética também ganha com os encaixes perfeitos
Claro que também há um ganho estético quando o pergolado é feito através de encaixes. Quando eles não são feitos, as madeiras parecem soltas, oferecendo um aspecto fragilizado. Esse visual acaba sendo pouco convidativo, o que influencia na valorização do espaço como um todo.
Por outro lado, com os encaixes perfeitos, o visual é completamente diferente. Você tem a sensação de robustez, de uma estrutura sólida e aconchegante, protetora.
A diferença de acabamento é muito grande, mas mesmo assim é preciso tomar cuidado para manter tudo bem discreto, valorizando a madeira.
Em um encaixe em 45º, por exemplo, a viga fica aparafusada na parede e os parafusos ficam totalmente escondidos nos encaixes.
Só que mesmo quem faz o pergolado com encaixe não costuma ter muito cuidado, e então o que se vê muito são acabamentos mal-feitos, geralmente com a madeira embutida na parede.
Quando isso acontece, as vigas se movimentam e acabam rachando na junção da alvenaria com a madeira.
Por isso, atenção quando for contratar alguém para fazer seu pergolado. O certo é sempre fazer os encaixes das travessas o mais próximo possível das laterais, nunca no meio para não ferir a viga.
No modelo Firenze da Cobrire, por exemplo, sempre colocamos a viga principal inteira e as vigas laterais atrás dela, de forma a esconder o topo da madeira.
Isso porque na Cobrire prezamos por cada detalhe do acabamento. O pergolado fica mais bonito e sofisticado e ainda mais seguro, aumentando a sua durabilidade e garantindo o investimento dos nossos clientes.
Agora você já sabe por que o encaixe do pergolado é tão importante! Que tal aproveitar para conhecer nossos modelos consagrados de pergolado de madeira?
Venha conhecer nossos projetos online e descubra aquele que é o ideal para a sua área de lazer!