São tantas as opções que é comum cometer erros sem perceber. Veja 10 dicas infalíveis para não errar na decoração do seu pergolado de madeira!
A decoração do pergolado de madeira é um assunto recorrente. Afinal, quem gosta de ver a casa bonita está sempre preocupado em renovar o visual para a próxima estação. Mesmo que seja em pequenos detalhes que fazem uma grande diferença.
No entanto, acertar pode não ser tão fácil quanto parece. Há vários vícios que carregamos ao longo dos anos, alguns por influência da família, outros por falta de informação.
Assim, tendências e modismos à parte, há certas regrinhas que fazem parte das boas práticas em decoração.
Por isso, vale a pena ficar atento a essas 10 dicas para fazer uma decoração mais harmônica e valorizar seu pergolado de madeira.
1 – Mantenha o seu estilo no pergolado de madeira
Como lugar para receber os amigos, o pergolado deve assumir a personalidade do morador – que já deve estar presente no restante da casa. Assim, evite colocar alguma coisa só porque está na moda.
Se você ganhou alguma coisa que não tem nada a ver com o seu estilo, guarde o objeto e só o coloque na primeira visita de quem o presenteou.
Por outro lado, não se sinta na obrigação de ter alguma coisa só porque todo mundo tem. Não estrague a decoração do seu pergolado e mantenha a sua identidade.
2 – Planeje a decoração com antecedência
Não vá simplesmente entulhando itens. Considere o tamanho e a função do pergolado de madeira antes de comprar móveis e utensílios. Considere sempre o espaço disponível e a área de circulação das pessoas.
Meça tudo antes de comprar para que espreguiçadeiras, churrasqueiras e demais móveis sejam proporcionais ao tamanho do local. Lembre-se: em decoração, menos é mais. Não superlote o espaço com objetos inúteis.
3 – Faça um trabalho de paisagismo
Não é preciso ser um profissional de paisagismo nem contratar um. Lembre-se apenas que, como local de relaxamento e lazer, o pergolado de madeira fica valorizado com plantas.
Crie um painel de madeira com parede verde de trás, coloque jardineiras com flores ao redor, insira vasos com folhagens dentro e fora do ambiente ou insira trepadeira para criar uma cobertura natural.
4 – Aposte em elementos naturais
Uma boa dica para não errar é apostar nas fibras e nos materiais naturais. Eles são neutros, combinam bem com qualquer estilo e tornam o pergolado mais acolhedor.
Boas opções são os móveis de madeira, deck de madeira no piso e forre de palha ou de bambu no teto. O ambiente fica sofisticado sem ficar sobrecarregado.
5 – Crie um ambiente afetivo
O pergolado deve ser a menina dos olhos da casa, o cantinho preferido para receber os amigos ou o seu local de relaxamento. Então nada de deixá-lo impessoal. Crie um ambiente afetivo, usando com coerência objetos queridos, porta-retratos, almofadas e mantas, tapetes e cortinas de voil.
6 – Otimize o espaço com as cores certas
Não há o menor problema em uma área de lazer pequena. Mas você pode fazer seu pergolado parecer maior com as cores certas. Enquanto as escuras sobrecarregam a ambientação, as claras dão a sensação de amplitude.
Na dúvida, opte por tons neutros e pastéis. Se quiser, use cores de forma pontual, em pequenos detalhes e acessórios.
7 – Atenção à iluminação do pergolado
A iluminação do pergolado pode transformar totalmente o ambiente – ou estragá-lo. Não use lâmpadas brancas frias, elas destroem qualquer decoração.
Prefira as luzes brancas mornas colocadas de forma indireta. Use arandelas, abajures, varais de luz ou spots, por exemplo. Evite luzes coloridas para não errar na dose.
8 – Atenção ao uso de tapetes
Dependendo da funcionalidade do pergolado você pode usar tapetes. Na decoração mais clássica, ele deve ter um tom mais claro do que os estofados. Já nas modernas é possível variar mais em relação a cores e estampas.
De qualquer forma, a peça deve ficar centralizado e posicionado pelo menos 20cm debaixo dos móveis.
9 – Use cortinas leves no pergolado
As cortinas dão um tom romântico à decoração do pergolado, aumentando a sensação de relaxamento. Mas atenção ao tecido: ele deve ser leve e bem fluídico, como as de voil. Além disso, prefira cores claras e naturais.
10 – Pergolado integrado
Se o pergolado for integrado ao interior, como nas casas de conceito aberto, o cuidado com a decoração deve ser maior. Ela deve seguir o mesmo estilo do ambiente contíguo, harmonizando os ambientes criando uma sensação de unidade.
Com essas dicas fica muito mais fácil transformar seu pergolado no lugar mais gostoso da casa sem errar na decoração.
Já conhece os trabalhos da Cobrire? No Instagram você confere os projetos mais recentes e pega inspiração para renovar sua casa!