Varanda de madeira: veja 6 ideias para se inspirar!

varanda

Veja como criar uma varanda de madeira personalizada e ganhar um novo espaço de paz e relaxamento na sua casa ou apartamento!

Não importa o tamanho: a varanda é sempre a queridinha da casa. Por isso, de tempos em tempos ela merece ser repaginada. E nada melhor do que a madeira para atualizar o visual do ambiente.

Versátil e aconchegante, a madeira está sempre no topo dos projetos de arquitetos e designers, com soluções que harmonizam com os mais diversos tipos de decoração.

Veja algumas ideias e inspire-se para criar sua varanda de madeira!

 

1 – Varanda de madeira suspensa com pergolado

varanda

Para quem vai construir ou reformar uma casa de veraneio de dois ou mais andares, a varanda suspensa é um ótimo recurso. Ela fica especialmente charmosa ladeando quartos, escritórios e ambientes íntimos e é uma ótima forma de aumentar o contato com a natureza.

Para ficar realmente charmosa, nada de economizar na madeira: faça os alicerces com eucalipto roliço e o teto estruturado em pergolado de madeira com Pergotelha.

Esse tipo de telha translúcida deixa a claridade passar, mas reduz a incidências de raios UV e mantém o ambiente mais fresquinho do que vidro ou policarbonato.

Finalize o visual com um deck de madeira e guarda-corpo também de madeira. A dica é fazer baixinho e largo, de forma que sirva também como bancos. Complete com redes de descanso e portas de correr de vidro, integrando os ambientes.

 

2 – Crie uma varanda no térreo

Aproveite as áreas avançadas do andar superior e estenda com um pergolado de madeira aumentando e dando mais charme à varanda original.

Essa é uma ótima solução para quem quer renovar a fachada sem grandes obras nem mudanças no estilo arquitetônico.

O pergolado pode ser pintado de branco, por exemplo, criando um contraste romântico com a cor da casa, ou na cor de madeira. Coloque painéis de madeira servindo de suporte para plantas, criando um jardim vertical.

O contraste das plantas torna o local mais aconchegante e ajuda a manter o clima mais fresquinho mesmo nos dias mais quentes.

 

3 – Varanda de madeira gourmet

varanda

A varanda de madeira gourmet acaba sempre sendo o cantinho preferido da casa. Geralmente integrada a outro cômodo, como a sala ou a própria cozinha, fica ainda mais charmosa quando há um mix de materiais.

Aqui a dica é mesclar o piso de deck de madeira com tapetes de ladrilho hidráulico na área de cocção. O contraste dos dois materiais empresta personalidade ao ambiente e ganha funcionalidade.

Se quiser demarcar espaços, utilize painéis de madeira para criar ambientes ou ganhar mais privacidade na varanda gourmet. Há vários modelos que podem deixar o visual mais aconchegante ao mesmo tempo em que preservam a passagem de ar.

 

4 – Bancos de madeira na varanda do apartamento

Para quem mora em apartamento a dica é criar bancos de madeira em toda a extensão da varanda. Desníveis podem formar pequenas mesas de apoio.

Em espaços reduzidos, o assento pode ser removível para a estrutura servir de baú. Assim é possível guardar almofadas e utensílios da própria varanda de madeira sem ocupar espaço no interior do apartamento.

Os bancos podem ser feitos com as mesmas réguas do deck de madeira, dando uma sensação de continuidade e, consequentemente, de mais espaço ao local.

Complete com vasos de cerâmica e mesas com pés de ferro fundido, que também podem aparecer nas mãos francesas das plantas suspensas.

 

5 – Transforme o corredor lateral em uma varanda de madeira

varanda

Muitas casas e sobrados têm um corredor lateral que praticamente não é utilizado a não ser como passagem. Promova uma transformação total criando uma varanda de madeira no local.

Cubra parte da extensão do muro com painel de madeira de ripa e plantas, intercalado com uma fonte. Use deck modular de madeira no piso e explore ao máximo a versatilidade e neutralidade da madeira.

Invista em tonalidades mais vivas em almofadas, tapetes, mantas, pufes e itens decorativos em geral.

Assim, a madeira vai transformar em vida um cantinho da casa que antes era praticamente morto – e você ganha uma nova área de estar.

 

6 – Instale um ofurô com pergolado de madeira

varanda

Crie uma varanda de madeira que é um verdadeiro clube particular. A dica é instalar um ofurô ou hidro-spa sobre o deck de madeira e cobrir um com um pergolado. Há equipamentos de vários tamanhos que se adaptam muito bem a varandas de casas e apartamentos.

O pergolado, por outro lado, ajuda a criar um clima mais íntimo que torna os momentos ainda mais especiais. Além disso também serve de proteção contra o sol e do sereno da noite.

 

Aproveite essas ideias e crie sua própria varanda de madeira. Aproveite para buscar mais inspiração nos trabalhos da Cobrire que você pode conferir pelo Instagram!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento