Você sabia que o eucalipto é uma das maiores e mais consolidadas tendências da construção? Conheça todas as vantagens dessa madeira roliça para o seu projeto!
A construção com eucalipto é uma das grandes tendências da arquitetura moderna. Além da beleza inegável desse tipo de madeira, há muitas vantagens inerentes ao tipo de madeira, ao ciclo de plantio e à própria sustentabilidade do sistema.
Para quem está construindo ou reformando, apostar no eucalipto é ganho certo em estética, durabilidade e flexibilidade de projetos.
Já para quem quer dar um up na área de lazer e ter um espaço funcional nas 4 estações do ano, o eucalipto continua sendo uma excelente pedida para a construção de pergolados, gazebos e quiosques de palha.
Veja por que o eucalipto tem conquistado tanto espaço no mundo da arquitetura, decoração e paisagismo e porque essa tendência já está mais do que consolidada.
Eucalipto: sustentabilidade em todos os sentidos
O eucalipto é hoje a madeira roliça número 1 na preferência de arquitetos e designers. Um dos motivos é que essa é a único material de construção que consegue ser 100% ecológico e renovável.
Extraído de matas reflorestadas, o eucalipto ajuda a reduzir a pressão sobre as florestas nativas. O seu ponto de corte, por exemplo, se dá por volta dos 10 anos de idade. A do Jatobá, por outro lado, chega a levar até 50 anos para chegar ao ponto certo de ser utilizado como matéria prima.
Dessa forma, não só o reflorestamento é muito mais rápido, como o desmatamento é bem menos agressivo à natureza.
Bom preço também atrai o consumidor
Outro motivo de sucesso do eucalipto é o preço de mercado. Ainda na comparação anterior, o m³ do eucalipto pode sair por até menos da metade.
O bom preço, no entanto, não significa perda de qualidade. Muito pelo contrário: a diferença de valor é justamente por conta de seu crescimento rápido e a fartura de oferta.
Na verdade o eucalipto é um tipo de madeira super resistente, inclusive às ações dos cupins. No entanto, além de sua resistência natural às pragas, as matérias primas para a construção civil ainda passam por um rigoroso tratamento que reduz ainda mais as chances de sucubir à ação de insetos.
Dessa forma, o eucalipto fica ainda mais resistente também às mudanças climáticas, a incidência dos raios UV e da chuva, colaborando para aumentar ainda mais sua vida útil.
Ou seja, o eucalipto atinge a mesma qualidade dos tipos mais nobres de madeira, porém sendo mais econômico.
Beleza conquista cada vez mais adeptos
Um outro ponto do eucalipto é inegável: sua beleza. Seja na construção de residências inteiras, de pergolados, gazebos ou quiosques de palha, a verdade é que ele empresta uma elegância rústica dificilmente igualada por outras espécies.
Com isso, apresenta uma grande flexibilidade para os mais diversos projetos, passeando bem dos mais simples aos mais rústicos e sofisticados. Ao optar por uma estrutura de eucalipto, toda a arquitetura circundante passa a ser mais valorizada, independentemente do estilo e do lugar.
Por outro lado, sua aparência natural empresta um aspecto mais moderno e reconfortante à estrutura.
Grande durabilidade
Como madeira dura e já naturalmente resistente às intempéries, o eucalipto tem vida longa. No entanto, devido ao tratamento recebido para protegê-lo contra pragas e às mudanças climáticas, ele se torna ainda mais resistente.
Embora a maioria das empresas ofereça uma garantia de durabilidade de até 15 anos, na verdade ele pode, facilmente, ultrapassar os 30 anos de vida útil.
Para isso, no entanto, é importante ficar atento a alguns aspectos:
- Compre apenas com especialistas. Cuidado com curiosos que não tem nem o amor devido pela madeira, nem a experiência e conhecimentos necessários para uma boa assessoria na hora da compra. É preciso atentar para a espécie certa para o tipo de projeto em que será utilizado.
- Procure saber qual o tratamento recebido: o eucalipto foi apenas imerso em produtos químicos ou tratado em autoclave?
- A empresa tem experiência e idoneidade e idoneidade no mercado?
Menor desperdício na obra
Uma obra com eucalipto também é uma obra com menos desperdício de material. Isso acontece por que as “sobras” de eucalipto podem ser reaproveitadas na própria obra de várias formas: como peças de jardim, objetos decorativos, como apoio ou pequenas peças de encaixe da própria estrutura.
Viu por que o eucalipto é uma tendência totalmente consolidada e que só conquista cada vez mais espaço na arquitetura?
A Cobrire também trabalha com estruturas de eucalipto, de pergolados e gazebos a casas inteiras. Venha saber mais conversando com um dos nossos artesãos! Fale conosco e venha conhecer nosso showroom!