Sol de verão não é problema quando você escolhe as espécies certas! Conheça 3 flores perfeitas para área externa com muito sol!
Verão é sinônimo de vida ao ar livre, espaços a céu aberto e um contato ainda maior com a natureza. No entanto, mesmo quem mora em casa e ama plantas pode sentir dificuldades em manter um jardim bonito quando bate sol demais na área externa.
Algumas plantas, no entanto, podem ser usadas para deixar a área de lazer mais bonita, realçando ainda mais a beleza do pergolado de madeira – mesmo debaixo de sol intenso.
Para quem gosta de flores, nós separamos três espécies que amam o sol do verão e agregam valor à área externa.
Ter manacá-de-cheiro, Sino Dourado ou Camélias na área externa enche o espaço de alegria, cor e sofisticação, complementando o ambiente do pergolado gourmet ou do pergolado piscina, por exemplo.
Saiba mais sobre essas três espécies e veja como cuidar para ter uma área de lazer exuberante durante todo o ano, mesmo em plenos sol de verão!
Manacá-de-cheiro realça as soluções em madeira na área externa
O manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora) é uma das plantas com floração que amam sol totalmente exuberantes para você pode ter na área externa.
A espécie é originária aqui mesmo da América do Sul e não tem esse nome à toa: suas flores desprendem um perfume suave e levemente adocicado.
Mas cuidado para não confundir com o manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis). Apesar de igualmente exuberante, essa espécie geralmente só apresenta floração no verão.
Já o manacá-de-cheiro, que tem flores um pouco menores, porém em imensa quantidade, pode florir o ano inteiro, desde que haja sol e rega constante.
Hoje o manacá-de-cheiro é uma das plantas com maior valor ornamental para áreas externas.
Originalmente ela é uma pequena árvore que pode chegar a 3 metros de altura, mas pode ser facilmente podado para tomar diferentes formas, criando cercas vivas ou ser cultivado em vasos próximos ao pergolado ou no canteiro da piscina.
Borboletas deixam o ambiente ainda mais especial
As flores abundantes têm uma característica bastante peculiar: elas nascem roxas, ficam lilases e depois brancas, o que faz com que a planta acrescente uma coloração incrível na área externa.
Outra vantagem é que, apesar de adorar o clima quente com sol direto, o manacá-de-cheiro também adora grandes diferenças de temperatura. Assim, é possível ter a área externa mesmo em pleno inverno.
O cultivo pode ser feito através de sementes, por estaquia ou ainda por touceiras que nascem. E se você é daquelas pessoas que não se cansa em apreciar a natureza, o manacá-de-cheiro traz um bônus: a planta atrai muitas borboletas, que tornam a convivência ao ar livre ainda mais especial.
Sino-dourado leva mais cor à área de lazer

Já pensou em dar um toque europeu à área externa? O sino-dourado (Forsythia x intermedia) é perfeito para quem gosta de exuberância e sofisticação.
Essa espécie híbrida proveniente da Europa é um arbusto com floração dourada em toda a extensão dos galhos, criando um efeito cinematográfico no jardim.
A planta pode ser cultivada a meia sombra, mas também adora o sol pleno de verão. Considerada de porte pequeno, costuma ter entre 1 e 3 metros de altura, mas pode chegar a 5 metros se você quiser ainda mais destaque na sua área externa.
Sino-dourado pode ter floração o ano inteiro
As flores começam a surgir logo no início da primavera, formando grupos de duas a seis flores douradas que se estendem por todo o arbusto. Mas a beleza do sino-dourado se estende durante todo o ano, já que ela se transforma a cada estação: no outono, por exemplo, as flores adquirem uma tonalidade avermelhada.
O sino-dourado é perfeito também para quem tem pressa de ver a área externa bem colorida, já que tem o crescimento rápido, podendo ser cultivada isolada ou em maciços.
Além disso, também pode ser podada para determinar seu tamanho e forma, assim como ser cultivada em vasos e canteiros próximos ao pergolado de madeira.
Para quem quiser variar dentro da mesma espécie, há ainda vários subtipos, como a anã Arnold Dwarf; a rústica e frutífera Spectabilis; a de flores mais puxadas para o bege Fiesta e a que gosta ainda mais de sol pleno, a Spring Glory.
Conheça toda a sofisticação das camélias

A exuberância das camélias (Camellia japonica) sempre foram notáveis, tanto por suas folhas verde-escuras quanto por suas imensas flores.
A flor, inspiradora do romance “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas Filho, é considerada sinônimo de sofisticação em jardins de fachada e áreas de lazer e áreas externas em geral.
A camélia gosta de meia sombra, mas principalmente sol pleno. Considerada uma planta perene, a camélia tem muitas variedades e híbridos.
As flores podem ser simples ou dobradas, brancas, amarelas, rosas, vermelhas e até mesmo bicolores. No total são mais de 200 espécies de camélias, todas maravilhosas.
Outra característica que faz a camélia ser tão valorizada como planta ornamental é que a sua floração, geralmente no outono/inverno, pode ocorrer durante todo o ano, principalmente nas regiões mais quentes, desde que receba sol pleno em qualquer estação.
Camélia também tem propriedades medicinais
O convívio com a natureza não traz apenas benefícios estéticos, já que muitas plantas, além de embelezar a área externa, também têm propriedades medicinais. É o caso da camélia.
O óleo de suas sementes, por exemplo, pode ser usado para tratamentos capilares ou da pele, através de produtos cosméticos, já que contém propriedades antioxidantes. Esse óleo, aliás, conhecido como tsubaki, também é utilizado na culinária.
As flores, por sua vez, são utilizadas, secas e cozinhadas, em pratos de arroz tais como o mochi japonês, mas também têm efeitos adstringentes e anti-hemorrágicas.
Elas podem ser utilizadas para o tratamento de queimaduras, misturadas com óleo de sésamo e aplicadas sobre as zonas afetadas. Há estudos que analisam ainda possíveis propriedades anticancerígenas.
Já as folhas da camélia são utilizadas para infusões, assim como as da sua parente mais conhecida, a Camellia sinensis Kuntze, a planta do chá verde.
E então, já escolheu qual a sua próxima flor de sol pleno para a área externa? Lembre-se que elas ficam lindas também no pergolado de madeira, principalmente em canteiros ou vasos próximos às colunas.
Mas lembre-se um jardim de plantas variadas fica ainda mais bonito. Então aproveite para descobrir como aproveitar todo o encanto das bromélias e se inspirar nos últimos trabalhos da Cobrire no Instagram!