Pensando em economizar na cobertura do pergolado? Então não compre nada antes de saber porque é importante investir em materiais de qualidade!
Talvez você conheça um caso assim: o pergolado de madeira é um convite à diversão, mas depois de algum tempo o calor fica simplesmente insuportável. Culpa das mudanças climáticas? Também, claro. Mas grande parte pode ser por causa da cobertura do pergolado errada.
Nem todo mundo sabe, ou não acredita, que muito provavelmente o ambiente não ficasse tão quente com uma cobertura para pergolado diferente.
Não é difícil perceber que os verões estão cada vez mais quentes e os invernos mais gelados. Os motivos podem ser os mais variados, mas a questão é que a tecnologia tem apresentado soluções bastante eficientes para driblar essas situações.
Uma delas é a Pergotelha, um tipo de cobertura que, apesar de visualmente até lembrar vagamente o policarbonato, é produzida de forma totalmente diferente.
E é aí que investir em materiais de qualidade para a cobertura do pergolado faz toda diferença. Geralmente a economia na escolha da telha acaba criando uma série de problemas a curto, médio e longo prazos.
Veja por que essa é uma decisão que impacta toda a obra e acaba prejudicando ou até mesmo inviabilizando o uso do pergolado de madeira. Afinal, ninguém gosta de jogar dinheiro fora.
Cada cobertura de pergolado impacta em um tipo de manutenção
Tanto na construção ou em reformas em geral, a escolha da cobertura do pergolado afeta o custo total da obra – no presente e no futuro.
E não é apenas pelo gasto inicial, razão pela qual muita gente acaba optando pelo que é mais barato. Há também a questão da manutenção, diferente para cada tipo de material, resultando em diferentes custos futuros.
O vidro tem grande durabilidade, mas suja muito frequentemente. As placas rígidas e porosas (afinal é um vidro) retêm muita sujeira, mas a remoção é difícil até por conta da posição da própria cobertura. Isso faz com que a mão de obra para limpeza seja também cara.
Já o policarbonato é bem mais frágil e dura, em média, apenas 5 anos. Depois disso as placas, que também juntam muita sujeira, precisam ser substituídas.
A Pergotelha, no entanto, é uma cobertura trapezoidal. Então a própria água da chuva, que desce já canalizada pela forma da telha, acaba fazendo a limpeza. A manutenção é praticamente zerada e a garantia de fábrica é de 10 anos.
Telha de qualidade minimiza o risco de goteiras e infiltrações
Quem faz um pergolado de madeira quer usar o espaço faça chuva ou faça sol. Imagine marcar um churrasco com os amigos e no meio da brincadeira começar a pingar em todo mundo? Essa é uma situação que ninguém espera – mas é comum acontecer.
A qualidade do material tem tudo a ver com o risco de infiltrações e goteiras. Coberturas formadas por placas rígidas e retas são formadas encostando uma nas outras.
Mas a madeira se movimenta com o tempo, o que é perfeitamente normal. É uma acomodação que faz parte da natureza do material. Mas as placas não acompanham esse movimento, acabam se desencostando e abrindo pequenas festas por onde a água passa.
Um material de qualidade para cobertura de pergolado de madeira, portanto, não deve ser rígido. A maleabilidade da cobertura fará com que ela acompanhe naturalmente o movimento da estrutura.
É o caso da Pergotelha. Mas outro ponto importante é o formato trapezoidal. Uma telha é encaixada perfeitamente por cima da outra, criando uma vedação de excelência.
Então como a Pergotelha é feita sob encomenda, sem emendas no comprimento, o risco de goteiras e infiltrações é praticamente nulo.
Conforto térmico: um item muito importante a considerar
Não é porque ficou por último na nossa lista que é menos importante, muito pelo contrário. O conforto térmico é um item primordial na escolha do material para cobertura do pergolado.
Como falamos lá no início do post, imagine fazer um pergolado para o verão e depois não aguentar ficar embaixo? Isso acontece com frequência porque muita gente não conhece o efeito lupa ocasionado em coberturas de vidro e policarbonato.
O nome já diz tudo: os raios solares ganham mais força quando passam por estes materiais, aquecendo demais o ambiente. Tem gente que fica jogando água na cobertura para esfriar, que fecha com vidro o pergolado para colocar ar-condicionado, que enche de ventilador – e há até quem desista de usar o espaço durante o dia.
Mas mesmo no caso do ventilador e do ar-condicionado, a temperatura às vezes fica tão alta que não dá conta ou o aparelho trabalha além da conta para refrescar o ambiente. Um gasto por outro, nem sempre compensa.
Pergotelha é produzida com insulfilm de alta performance
Isso não acontece com a Pergotelha porque a sua produção é diferente. Ela é feita em poliéster reforçado com fibra de vidro, sendo translúcida. Mas se você notar, ela tem um aspecto acinzentado que é justamente a adição de um insulfilm de alta performance.
Essa película adicionada na produção do material reduz até 90% a passagem de energia solar. Assim, há uma redução significativa de calor no ambiente, proporcionando conforto térmico.
Esse mesmo insulfilm da Pergotelha também torna a cobertura para pergolado mais saudável. Ele chega a bloquear até 99% dos raios ultravioleta (UVA e UVB), que são prejudiciais à saúde.
Agora você já sabe por que é tão importante investir em materiais de alta qualidade na cobertura do pergolado. Escolher o mais barato não só pode significar gastos considerados mais adiante, como prejudicar a usabilidade do espaço.
Pensando em fazer um pergolado gourmet para chamar de seu nesse verão? Então aproveite para saber por que o check list do pergolado é tão importante!