Salvando o planeta: conheça a Bioarquitetura!

Bioarquitetura

Veja como aplicar os conceitos da Bioarquitetura na sua casa e ter uma área de lazer muito mais sustentável e amiga do meio ambiente!

Muito se fala em sustentabilidade e em sua influência na construção civil. Não é para menos. Mais do que uma tendência, o assunto é tão importante que hoje soluções sustentáveis valorizam edifícios comerciais, casas e condomínios. É a Bioarquitetura.

Esse novo ramo do conhecimento, utiliza a tecnologia combinada a haveres e saberes tradicionais para criar soluções que nos permitam viver mais e melhor, com menos exploração dos recursos naturais. Na junção entre passado e futuro, a ideia é um presente com cada vez mais qualidade de vida e menos agressões ao planeta.

A Bioarquitetura, no entanto, não precisa ficar restrita aos especialistas. É possível colocá-la em prática em pequenas escolhas do nosso dia a dia.

Seja na hora de escolher uma empresa amiga do meio ambiente, seja criando recursos que eliminem gastos desnecessários de energia elétrica, seja adotando soluções decorativas e paisagísticas que otimizem os recursos naturais ao seu redor.

Veja como inserir o conceito na rotina da sua casa, valorizando ainda mais seu patrimônio e a própria vida!

 

O que é Bioarquitetura

Bioarquitetura

O conceito de Bioarquitetura não é novo. Ele surgiu em 1960 através da escolha de componentes ecológicos para a construção, como fibras naturais (palhas, juncos e sisais), pedras, terra, argila, madeira e cimento queimado, por exemplo.

Em seu DNA a Bioarquitetura traz uma forma diferente da tradicional de projetar. A ideia é buscar construções que “conversem” com o meio natural em que estão inseridas, edificando com respeito à vida e ao meio ambiente.

Assim, aproveitando as características climáticas de cada região, a ideia é criar conforto térmico, acústico e lumínico, reduzindo o consumo de água e de energia elétrica, por exemplo.

Para isso, a Bioarquitetura busca o equilíbrio entre as tecnologias contemporâneas e a arquitetura vernacular, que aproveita os saberes da cultura local e materiais naturais.

Desde 2010 o mercado de residências e construções em geral baseadas na sustentabilidade tem um crescimento de 2% ao ano, ajudando a alavancar a economia brasileira e a poupar os recursos naturais.

Com isso, casas, condomínios e prédios comerciais construídos sob o conceito da Bioarquitetura são cada vez mais valorizados no mercado imobiliário, com diferenciais de sustentabilidade reconhecidos em todo o mundo.

 

Leve a Bioarquitetura para a sua casa

Há várias formas de aumentar o nível de sustentabilidade da sua casa adotando soluções da Bioarquitetura. Cada vez mais valorizada, a vida ao ar livre é sinônimo de mais saúde mental e física. Por isso, na hora de projetar sua área de lazer, pense em soluções sustentáveis.

 

Lâmpadas LED

Bioarquitetura

Troque a iluminação da área de lazer por lâmpadas LED, que são muito mais econômicas do que as incandescentes e as fluorescentes.

No pergolado de madeira, por exemplo, use lâmpadas LED amarelas (branco morno), que mais se aproximam da luz do sol e dão mais conforto estético.

 

Ventilador de teto

Bioarquitetura

Ventiladores de teto gastam pouca energia e são triplamente eficientes em um pergolado de madeira, por exemplo.

Nos dias quentes, eles melhoram a circulação do ar. Nos dias frios, o aparelho no modo exaustão puxa o ar quente que tende a subir por ser mais leve que o frio e o espalha pelo ambiente, gerando maior conforto térmico.

Além disso, há vários modelos com luminárias, que podem substituir a colocação de iluminação extra, ajudando a reduzir o consumo de energia.

 

Teto transparente

Bioarquitetura

Pergolados com teto transparente colaboram para mais entrada de luz natural. No entanto, esse pode ser um problema em relação a alguns materiais, que potencializam o calor do sol, como o vidro e o policarbonato.

Já há no mercado uma solução sustentável, a Pergotelha. Totalmente translúcida e produzida em resina de poliéster reforçada com fibra de vidro, a Pergotelha traz em sua composição um exclusivo filme DuPont que retém até 90% da energia solar e 99% dos raios UVA e UVB.

Com isso, além de mais saudável, a Pergotelha também proporciona um conforto térmico até 6ºC menor do que o vidro e o policarbonato.

 

Forro de palha ou de bambu

Bioarquitetura

Os forros de palha ou de bambu conferem mais sofisticação ao pergolado, mas trazem muito mais vantagens. Quando aplicados ao teto transparente, como fibras naturais que são eles ajudam a reter o calor, tornando o clima interno mais agradável.

Além disso, a trama do bambu deixa passar uma luminosidade filtrada em sombras que torna o ambiente mais relaxante. Ou seja, a luz passa, mas o calor fica.

Ambos são também bons isolantes acústicos, apresentados em mais de 200 modelos de padrões e tonalidades.

Podem ser colocados sob qualquer tipo de cobertura, mas são uma solução especialmente sustentável nos pergolados com teto transparente.

 

Paredes verdes

Bioarquitetura

As paredes verdes também são um recurso da Bioarquitetura muito utilizado em edifícios inteligentes para cria um microclima agradável. A solução, além de eficiente, é belíssima e se tornou a queridinha de arquitetos e de decoradores.

É possível fazer uma parede verde, também conhecida como jardim vertical, em qualquer cômodo da casa. Tudo o que você precisa são painéis de madeira e plantas adequadas para o ambiente em questão, de acordo com a incidência de sol, vento, chuva etc.

A parede verde pode ser feita em um dos muros da casa, na sala de estar ou no pergolado de madeira. O ambiente ganha mais conforto estético e térmico.

 

Escolha a empresa certa

Antes de fazer sua obra, pesquise bastante para escolher a empresa certa. Além de ser um especialista, com nome consolidado no mercado, opte por quem tem responsabilidade socioambiental, como a Cobrire.

A Cobrire oferece as maiores réguas do mercado e trabalho artesanal com pessoal altamente especializado. Todas as madeiras são certificadas, provenientes de reflorestamento.

 

Agora que você já sabe como aplicar os conceitos da Bioarquitetura na sua casa, venha conhecer os projetos da Cobrire. Acesse nosso Instagram e inspire-se nos nossos últimos trabalhos!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento