Não compre sem saber tudo sobre o assunto: coluna aterrada ou colunpergoladoa pinada, qual a melhor técnica para o seu pergolado de madeira?
Quando alguém decide fazer um pergolado e começa a fazer orçamentos, muitas vezes não entende que aquela empresa promete preço e prazos menores porque não tem o cuidado necessário para oferecer uma estrutura bonita e durável. E, muitas vezes, a diferença começa já pela própria coluna do pergolado.
Nesse sentido, há dois tipos construtivos básicos: a coluna aterrada e a coluna pinada. Mas será que uma é melhor do que a outra? Quando usar cada caso? A forma escolhida influencia na durabilidade e na segurança do pergolado de madeira?
A questão, no entanto, é que enquanto algumas empresas nem têm o konw-how para fazer da forma “certa”, outras apenas oferecem a mais simples e fácil de forma a baratear o serviço e ganhar o cliente.
O ideal, portanto, é conhecer a diferença entre os tipos de coluna aterrada ou pinada e tirar suas próprias conclusões. Afinal, na hora da escolha do construtor a informação será sempre sua melhor amiga.
O que é e como usar a coluna pinada
As colunas são a base do pergolado de madeira, portanto qualquer problema com elas afeta diretamente toda a estrutura, inclusive a segurança de quem está debaixo, claro.
Isso sem falar que uma coluna mal fixada pode colocar todo o trabalho a perder se não suportar o peso do pergolado completo. Por isso, compreender a diferença entre os tipos de coluna do pergolado é, também, uma forma de proteger seu investimento.
A coluna pinada é uma forma de travar o seu movimento através de um pino fixado no chão. Parte dele fica no piso e parte dentro da própria coluna, evitando que a coluna corra para os lados, mas também usando a gravidade e o próprio peso das madeiras para empurrar a coluna em direção ao solo.
A base da coluna, no entanto, sempre precisa estar impermeabilizada e isolada o solo, para que a madeira não entre em contato com a umidade.
Quando usar a coluna pinada?
A coluna pinada geralmente é feita em casos específicos, como, por exemplo, o piso já existe e não pode ser desfeito, ou quando a laje é impermeabilizada e não pode ser furada.
É o caso, por exemplo, de pergolados de madeira em andares superiores, rooftops, coberturas, áreas de lazer de condomínios que ficam em cima do andar da garagem, etc.
Há riscos com a coluna pinada?
Sempre há quando a empresa não tem o conhecimento específico sobre o assunto. Quando as quatro colunas precisam ser pinadas, não tem jeito, um pergolado de 5m x 3m, por exemplo, vai acabar tendo alguma movimentação, por melhor que seja a amarração das colunas.
Aí, cabe à empresa ter o know-how para usar a técnica ais indicada para cada caso e evitar problemas futuros. Algumas das soluções são aterrar uma ou duas colunas, encostar a coluna pinada em uma alvenaria sólida como apoio ou a aparafusar em alguma estrutura para fazer seu travamento.
O que é coluna aterrada e quando usar?
Já a coluna aterrada é outro método construtivo, que busca fixar o pergolado de madeira “enterrando” a coluna no chão.
Parece simples, mas não é bem assim. Afinal, a coluna de madeira não pode, nunca, ficar em contato com a terra, porque ela é um material natural e irá se desmanchar com o tempo, por mais resistente que seja a madeira e melhor que seja o tratamento.
Por isso ela precisa ser aterrada em uma caixa de concreto, que além de proteger contra a umidade, também vai evitar que ela se mexa se houver alguma acomodação do solo, “correndo” na terra molhada, por exemplo.
Outro detalhe que merece atenção é em relação ao próprio piso, que deve ter uma pequena queda para evitar que água da chuva se acumule ao redor da coluna aterrada.
Quando usar a coluna aterrada?
Há duas situações em que a coluna aterrada deve ser usada: quando o pergolado de madeira está sendo construído diretamente no solo (terra ou grama, por exemplo) ou quando o piso já existente pode ser quebrado para fazer o aterramento da coluna.
O construtor, no entanto, precisa ficar muito atento às peculiaridades de cada caso, porque a profundidade e o tamanho da sapata vão depender do tamanho do pergolado, do tipo de solo, da inclinação do terreno, do tipo de solo, etc.
Existe um tipo de fixação mais seguro para a coluna?
A coluna aterrada é sempre mais segura do que a coluna pinada, mas a experiência do construtor tem influência direta nesse quesito. Como você viu, são muitos os detalhes que precisam ser considerados para encontrar soluções que prevejam situações que possam gerar futuros problemas e protejam os materiais e reforce a fixação da coluna.
Há projetos, por exemplo, que preveem soluções combinadas, como mini colunas em cima de muros, meia coluna em paredes para melhorar a sustentação em casos de vãos muito grandes, etc.
Por isso é fundamental fazer uma boa pesquisa no mercado, analisar bem as empresas que têm mais experiência no ramo e não se deixar seduzir apenas pelo menor preço, já que as soluções mais baratas de imediato acabam saindo mais caras no futuro.
Ficar ligado nos principais pontos de construção do pergolado de madeira é a melhor forma de proteger seu investimento.
Aproveite e descubra também qual a altura ideal do pergolado e conheça alguns modelos inspiradores no Instagram da Cobrire!