Qual deve ser a altura do pergolado?

altura do pergolado

Tudo pronto para começar a construir seu pergolado? Mas antes veja qual a altura do pergolado ideal para garantir o conforto e agregar mais valor à sua casa!

Criar cantos e encantos para a casa é uma das melhores maneiras de garantir seu bem estar – e a valorização do imóvel. Nesse quesito, os pergolados têm a beleza e a flexibilidade ideais. Além de contribuir esteticamente para a beleza do jardim ou terraço, é possível criar novas funções para o espaço.

Mas como garantir a sombra e o ar fresco na medida certa? Será que a altura influencia no conforto térmico do pergolado? Veja como montar uma estrutura que valoriza sua casa e deixá-la ainda mais convidativa.

A altura do pergolado influencia no conforto

O pergolado é um diferencial sofisticado, capaz de transformar qualquer espaço, deixando-o mais aconchegante. No entanto, independentemente de sua função, a sua construção tem lá seus mistérios.

Um dos fatores que influencia diretamente no conforto é a altura, principalmente nos modelos cobertos. Baixo demais ele pode dar a sensação de opressão e reter muito ar quente, tornando o lugar desconfortável.

Alto demais pode não dar a sensação de acolhimento que se deseja e não barrar os raios de sol ou a chuva da forma devida. A altura correta, portanto, tanto colabora para o bem-estar do usuário quanto para a conservação dos móveis.

altura do pergolado

Dessa forma, ainda que não haja uma regra rígida, a altura considerada ideal para o pergolado é de 2,50 metros. Ela vale tanto para as estruturas que forem fechadas com trepadeiras ou outras plantas, quanto para as que tiverem forro de bambu ou palha natural ou cobertura transparente.

Sapatas não devem entrar em contato com o solo

É preciso prestar atenção também à altura dos pilares. Pergolados podem ser feitos em diversos materiais, mas a madeira costuma ser a mais usada por agregar mais valor à casa.

Bem tratada, a madeira tem excelente durabilidade, leva nobreza à construção e combina com qualquer tipo de decoração.

Além disso, o material também é mais resistente às intempéries do que outros, como o ferro, por exemplo. No entanto, é importante que a madeira não entre em contato direto com o solo.

O ideal é que os pilares do pergolado fique resguardado em sapatas de concreto ou sejam fixados com conexões de metal. Revestir todas as peças com verniz ou seladores melhoram ainda mais a longevidade do pergolado de madeira.

Veja outros itens que merecem atenção

Outros detalhes também precisam ser levados em conta a hora de construir um pergolado. A inclinação da cobertura é um deles, mas ela também dependerá do material utilizado e das especificações do fabricante.

Para o policarnonato e o vidro, por exemplo, a grosso modo, é preciso que haja um caimento mínimo de 5% para que a água da chuva escorra perfeitamente, sem se acumular. O ideal é contratar uma empresa especializada para a colocação da cobertura do pergolado.

Outro ponto importante é a análise do tipo de solo onde o pergolado deve ser instalado. Os pilares de sustentação precisam ser fortes o suficiente para aguentar bem toda a estrutura, mas o solo tem ser firme e plano. Se ele for instável, com muitas pedras ou que encharque com facilidade, o conjunto não terá a estabilidade necessária.

altura do pergolado

Os pergolados podem ser instalados em praticamente qualquer espaço disponível: como extensão da sala de estar, cantinho de leitura, área gourmet, local de relaxamento e meditação, suporte da piscina ou área para um café da manhã ao ar livre ou degustação de vinho com os amigos. No entanto, para maior conforto estético, os especialistas recomendam um espaço de 6 m de largura pelos 2,5 m de altura.

altura do pergolado

altura do pergolado

Com essas dicas você terá o pergolado perfeito para a sua casa e vai aproveitar muito mais esse cantinho para lá de especial!

E então, pronto para fazer seu pergolado? Mas faça com especialistas. Venha conhecer os modelos e sugestões da Cobrire e agregue mais valor à sua casa!