Jardins que instigam os sentidos

Jardins que instigam os sentidos

Veja como criar jardins sensoriais em diversos estilos e ter ambientes personalizados para valorizar suas horas de descanso e relaxamento!

Para muita gente o jardim é mais do que parte da decoração da casa, é uma necessidade. O verde faz bem aos olhos, cria uma sensação de aconchego, refresca o ambiente, instiga o olfato que traz lembranças.

Texturas e aromas criam experiências sensoriais, tornando o clima envolvente e relaxante. Veja como usar os elementos para criar jardins que instigam os sentidos e dão mais personalidade à decoração da casa.

 

Vasos são o destaque no pergolado de madeira

vaso de planta em pergolado de madeira com forro de palha

O pergolado de madeira é uma estrutura que se torna o centro das atenções em qualquer área de lazer. No entanto, uma vegetação natural bem planejada cria um diferencial decorativo único, capaz de transformar um ambiente de estar.

Aqui a dica é usar vasos de cerâmica ou cimento de diferentes formas e tamanhos, porém que se tornem “invisíveis” em meio às folhagens exuberantes.

Use a tendência Urban Jungle para criar pequenos jardins dentro do próprio pergolado, com vasos de plantas tropicais, como bananeiras. Vários tipos de palmeiras, samambaias, costelas-de-adão, ripsális, jiboias e ciclantos.

Deixe o jardim ser o dono da festa no pergolado, escolhendo uma mobília minimalista em preto ou tom neutro, que apenas aumente o acolhimento em meio à natureza.

 

Crie um jardim vertical para realçar o painel de bambu roliço

jardins

Um espaço reduzido ganha um clima mais intimista com painel de bambu roliço. Aumente aquela pequena varanda de alvenaria com um pergolado de madeira. Crie um jardim vertical com painéis de madeira em toda a altura da parede da casa até quase o limite com o teto do pergolado.

Na parede oposta, onde seria a abertura da varanda, ou nas laterais, feche com um painel de bambu roliço, quebrando o excesso de som e criando um ambiente mais íntimo.

No teto transparente do pergolado use um forro de bambu em padrões largos, cujas aberturas criam sombras fartas pelo ambiente, dosando a entrada de luz de forma perfeita para as plantas e as horas de lazer.

Tons fortes, como azul e laranja, dão um toque de alegria ao pequeno espaço transformado em um estar perfeito.

 

Deixe o caminho de deck de madeira se destacar na vegetação densa

jardins

Mais do que nunca a vegetação densa e tropical ganha destaque nos projetos de paisagismo. Os jardins trazem cada vez mais volume, com um toque de rebeldia planejada por entre as árvores nativas.

No jardim da frente, brinque com tonalidades e texturas de palmeiras, sagus, bambus moreias, costelas-de-adão e bromélias plantadas diretamente no solo, ladeando um caminho de deck de madeira até a fachada da casa.

Espalhe bancos de madeira pelo caminho quase labiríntico, em um convite para a contemplação das folhas largas e fartas e os aromas variados, reduzindo o ritmo da caminhada.

A madeira do deck cria um clima acolhedor, onde todo o jardim remete à força transmitida pela natureza.

 

Aproveite a estrutura original do jardim

pergolado de madeira e forro de bambu com tronco

Instigue a imaginação aproveitando a estrutura original do jardim na reforma. Troncos aparentemente sem função, mas com boa fixação podem ser incorporados para dar apoio cênico ao pergolado, por exemplo.

Elabore um canteiro ao seu redor ladeado pelo deck de madeira e mexa com os sentidos criando uma estrutura mista de madeira com aço para o pergolado. Preencha um espaço muito amplo com uma parede verde de samambaias e complete com redes de descanso para incentivar a contemplação do jardim.

 

Linhas retas destacam as formas orgânicas do jardim

jardim com pergolado de madeira e forro de bambuUse a simetria como ponto de partida para destacar o aspecto tridimensional do jardim. Deixe que as linhas horizontais e verticais do pergolado e do deck de madeira destaquem as formas orgânicas de árvores e plantas, criando ilhas de verdadeiras esculturas vivas.

Realce esse jogo de formas com o alinhamento de espécies, como bromélias em caixas flutuantes de ripas corridas e a verticalidade de dracenas tricolores ou vermelhas.

Aumente a integração com a natureza mantendo uma parte do pergolado de madeira sem cobertura, por onde a luz natural possa entrar sem qualquer barreira.

 

Faça uma piscina natural com espaço zen

jardins

Para quem a paz e o sossego são as palavras de ordem na área de lazer, a dica é criar uma piscina natural acompanhada com um cantinho zen no pergolado de madeira.

Faça um pequeno lago artificial margeado por areia de praia, pedras de diferentes tamanhos e plantas de tamanhos variados. Procure criar um projeto paisagístico que simule uma vegetação nativa e espontânea.

Próximo a uma das margens construa um pergolado de madeira ladeado por decke cortinas brancas de voil, ventilador de teto e vários vasos com plantas e incensos na entrada.

Aplique o conceito Back to Basics na decoração, com almofadões, sofás fartos, esteiras, cestarias e forro de palha no teto.

Na iluminação noturna, aposte em balizadores que apenas indiquem os caminhos no jardim e as margens da piscina natural, spots direcionados às plantas mais robustas e lâmpadas quentes no interior do pergolado, mantendo o clima zen do cantinho.

 

Essas são algumas ideias de jardins que instigam os sentidos, mas no blog da Cobrire você encontra muitas outras dicas. Aproveite e inspire-se nas últimas criações que você pode conferir pelo Instagram!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento