Não deixe aquele espaço abandonado! Veja como fazer um jardim pequeno de causar inveja e tenha uma área de lazer bonita e funcional o ano inteiro!
Um jardim pequeno pode ficar tão bonito e confortável quanto os grandes – ou até mais, com a escolha dos elementos certos. Longe de ser um desafio do paisagismo ou da decoração, pode ser muito fácil tornar uma área de lazer pequena um local sofisticado e funcional o ano inteiro.
Por isso, não desperdice espaço. Veja alguns truques para decorar um jardim pequeno e fazer desse cantinho o lugar preferido da casa!
Defina um estilo para o jardim pequeno
O local pode ser produzido para ser um espaço zen, para receber os amigos, como uma cozinha de estar ou só para plantas.
O próximo passo é definir um estilo para a área de lazer pequena. Prefere cores alegres e vibrantes ou tons pastéis mais sofisticados como na decoração Comfort Zone ou Neutral? Que tal aplicar alguns conceitos orientais, como feng shui ou o wabi-sabi?
Outra possibilidade é ter um jardim pequeno exclusivo, criando um mix de estilos e tendências. Escolha as cores predominantes e os materiais que serão utilizados de forma que criem um ambiente harmônico.
Não esqueça, no entanto, que o ideal é que a decoração da área de lazer “converse” com a da casa, criando uma unidade.
Além disso, atenção aos materiais: fibras e elementos naturais, além de serem uma super tendência, ajudam a aquecer o ambiente, dando mais sensação de conforto.
Revestimentos de palha e esteiras de bambu, por exemplo, são tendência absoluta em paisagismo.
Elementos que fazem diferença
Alguns elementos são verdadeiros coringas da decoração de jardins pequenos, independentemente do estilo escolhido. Bonitos, sofisticados e neutros, eles agregam valor estético à área de lazer e econômico à casa na hora de uma possível revenda.
Veja algumas dessas soluções:
Pergolado de madeira gera sensação de aconchego
O pergolado de madeira é um dos elementos que mais valoriza instantaneamente qualquer residência. E muito se engana quem pensa que só os grandes espaços podem abrigar a estrutura.
Os pergolados podem ser projetados em qualquer dimensão e das mais variadas formas e locais. Laterais da casa, fachadas e cantinhos de muro são alguns exemplos.
Além da beleza estética, o pergolado de madeira proporciona sombra para um estar ou área de cocção e aconchego para eventos noturnas. No entanto, fica a dica: cuidado na hora de contratar a empresa para fazer seu pergolado.
Ser pequeno não significa que ele tenha que parecer um puxadinho. O projeto deve priorizar a robustez e a qualidade da madeira de forma que o seu investimento realmente agregue valor ao jardim e à casa como um todo.
Crie jardins verticais
O pergolado de madeira também pode ser utilizado apenas como base de sustentação de plantas. No entanto, se a ideia for economizar ainda mais espaço, uma boa solução são os jardins verticais em painel de madeira.
Eles criam a sensação de acolhimento, preenchem visualmente o espaço sem entulhar o local e ainda ajudam a controlar o microclima da área de lazer pequena.
Há vários modelos de painéis de madeira, que podem ser colocados no muro ou acima dele, criando uma espécie de extensão e barreira visual para a vizinhança.
Saiba escolher os móveis certos
Na hora de escolher os móveis para o jardim pequeno, tome alguns cuidados. Eles devem ser resistentes às intempéries, principalmente se ficarem ao ar livre. Opte por fibras sintéticas ou madeira maciça devidamente tratada e tecidos impermeáveis.
Por outro lado, não sobrecarregue o local com muitos móveis, nem com móveis grandes. Eles devem ser confortáveis, mas proporcionais ao espaço que você tem, sem atrapalhar a circulação.
Se a área for muito pequena, o ideal é uma decoração minimalista, seguindo o conceito Back to Basics.
Capriche na iluminação
Escolher a iluminação certa também é muito importante para dar mais conforto e funcionalidade ao jardim pequeno. Use lâmpadas de LED que duram mais e são mais econômicas.
Evite a luz branca fria, que é muito impessoal. Use a luz branca morna, que imita a luz do sol, e aposte em uma iluminação indireta, assim como velas, lanternas ou arandelas.
Unifique o piso da área de lazer
Uma dica importante é unificar o piso da área de lazer. Ao verticalizar o jardim você cria mais espaço horizontal para a colocação de mesas e cadeiras.
Uma solução rápida, bonita e sofisticada é o deck de madeira. Ele permite o escoamento natural da água para o solo, mas evita que os móveis e os pés entrem em contato com a terra molhada, provendo mais vida útil e conforto.
Ao mesmo tempo, a madeira valoriza o paisagismo e facilita a limpeza do local, dando mais praticidade ao dia a dia e tornando a área funcional em qualquer época do ano.
Quer conhecer alguns projetos de pergolados, decks e painéis de madeira? Acompanhe os trabalhos mais recentes dos artesãos Cobrire pelo Instagram e venha conversar com nossos especialistas sem compromisso!