Home office no pergolado: como deve ser a iluminação perfeita

home office

Veja como a iluminação certa pode melhorar sua performance no pergolado home office e invista na sua produtividade!

O sistema de home office não para de crescer. Segundo pesquisa da empresa de recrutamento especializado Robert Half, a modalidade teve um aumento de 47% no Brasil nos últimos três anos.

Já de acordo com a SAP, hoje 35% dos brasileiros trabalham em home office – a maioria deles em São Paulo. Como a flexibilidade de horário é uma das características, muitos sentem-se mais produtivos à noite.

E é aí que entra a questão da iluminação, que tem seus segredinhos para favorecer a concentração e a criatividade. Luz branca ou amarela? Direta ou indireta? Aproveite nossas dicas e tire todas as suas dúvidas!

 

Pergolado home office: máximo de luz natural

home office

Cada vez mais pessoas têm levado seu home office para o pergolado: além do ambiente agradável e confortável proporcionado pela madeira, o local geralmente tem boa entrada de luz natural.

Por isso, opte pelo teto transparente com um forro que barre o excesso de sol e de calor. Os de palha e de bambu, por serem fibras naturais, deixam a claridade passar mas oferecem maior conforto térmico.

A luz natural não só favorece a concentração no trabalho, melhorando o rendimento e a produtividade, como também influencia beneficamente nas noites de sono, deixando você mais relaxado para o dia seguinte.

 

Considere a sua acuidade visual

home office

A iluminação artificial deve dar suporte à iluminação natural e pode ser geral ou suplementar. A primeira não objetiva uma única operação, e pode ser feita através de luminárias no teto do pergolado. Já a suplementar visa melhorar o foco em determinados objetos ou funções.

Por isso, deve levar em conta a acuidade visual e o tipo de tarefas desenvolvidas no home office, a dimensão dos objetos, a altura do plano de trabalho, o tempo de exposição desses objetos aos olhos e até a altura do pé direito do pergolado.

 

Cuidado com os reflexos no computador

Para quem trabalha com computador o reflexo na tela é um incômodo. A solução é colocar o ponto de luz acima e ligeiramente atrás do monitor.

Nesse caso, segundo os especialistas ideal é que a iluminação seja central e difusa, com boa distribuição voltada para baixo – além de uniforme e não ofuscante. Dessa forma a vista fica descansada e você elimina possíveis reflexos na tela.

 

Escolhendo o tipo de lâmpada

home office

As lâmpadas de LED são hoje as queridinhas dos especialistas. Há muitos modelos no mercado, que podem deixar seu pergolado home office não só melhor iluminado como também mais bonito, favorecendo a decoração.

Elas duram mais, iluminam mais e esquentam menos o ambiente, além de serem mais econômicas e sustentáveis.

Uma boa opção para as prateleiras do home office são as fitas de LED, que destacam os objetos e ainda fazem bonito.

Além disso, se a prateleira ou estante ficar suspensa acima da sua mesa de trabalho, a fita de LED evita sombras que tiram a concentração e causam cansaço.

 

Pendentes dão mais flexibilidade ao pergolado home office

home office

Uma das vantagens de ter um pergolado home office é que você pode transformá-lo do jeito que quiser. Além de um ambiente de trabalho, por exemplo, o mesmo espaço pode se tornar seu home theater para se divertir com os amigos ou seu estúdio particular de música nas horas de lazer.

Pendentes e luminárias informais são suficientes para mudar totalmente o clima de trabalho nas horas de folga. Espalhe luminárias em outros pontos do ambiente para transformar totalmente o pergolado e mudar o aspecto de escritório sempre que quiser.

 

Como escolher a temperatura da lâmpada

A temperatura da lâmpada é capaz de influenciar sensações e caracterizar ambientes. A escala Kelvin é utilizada para fazer a medição de acordo com o comprimento da onda.

A luz quente está no extremo inferior da escala, correspondendo aos tons mais intensos, vermelho-alaranjados. Na outra ponta estão os frios, que vão do neutro ao azulado.

Basicamente há quatro tipos de luz branca:

  • Branco quente – entre 2600 a 3500 Kelvin –
  • Branco neutro – 4000 a 4500 K
  • Branco luz do dia – 5000 a 5500 K
  • Branco frio – acima de 5500 K

No caso o branco neutro é o mais indicado para pergolado home office, porque despertam um maior nível de atenção.

Mas não confunda com o branco frio, que é mais indicado para locais com um nível muito mais elevado de atenção inclusive em relação à higiene, como hospitais, clínicas, farmácias, consultórios, etc.

Já o branco quente ou luz amarela induz ao relaxamento, por isso é ideal para áreas de lazer. Ela se torna então uma ótima opção para a flexibilização do pergolado nas horas de folga, compondo a iluminação extra de descanso.

 

E então, pronto para adotar essas dicas de iluminação do seu pergolado home office? Não tem ainda o seu? Então aproveite essas oito dicas para montar o home office perfeito e invista na sua qualidade de vida!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento