Já parou para pensar no poder transformador da iluminação na decoração? Veja como usar vários recursos para valorizar mais ainda seu pergolado!
Você já se perguntou se a sua área de lazer tem a iluminação que merece? Muita pessoas, por pura falta de informação, não sabem o verdadeiro poder que têm nas mãos: o da transformação através da luz.
Os projetos arquitetônicos dos pergolados de madeira, por exemplo, são capazes de mudar completamente de clima de acordo com o tipo de iluminação.
Um bom projeto luminotécnico pode transformar o ambiente, assim como a falta dele pode estragar qualquer decoração.
Veja agora 8 dicas para explorar toda a flexibilidade do pergolado mudando apenas a iluminação do local.
Você pode escolher o que mais tem a ver com o seu estilo ou combinar várias dicas. Qual a sua escolha?
1 – Defina a função do pergolado
Antes de mais nada, defina a função do local. O pergolado será uma área para a churrasqueira, uma extensão da varanda ou da sala de estar, uma área gourmet ou um cantinho de descanso e meditação?
É interessante que a área mantenha a linha de decoração do restante da casa.
No caso de ser uma extensão de algum cômodo, a decoração – e a própria iluminação – devem seguir a mesma linha, para dar a sensação de continuidade.
Ambientes de cocção devem ter luz direta próxima à área de preparo dos alimentos.
Nas demais área, luzes indiretas são suficientes. Arandelas nas paredes próximas à mesa e pendentes no balcão são ótimas opções.
Várias imagens de pergolado para te ajudar a definir
[unitegallery Produtos_cobrire catid=12]
2 – Luz branca x luz fria
Muito se ouve falar na famosa lâmpada de LED – muito mais econômicas, duráveis e sustentáveis que do que as incandescentes ou mesmo as fluorescentes.
No entanto, muitas pessoas não sabem que elas também oferecem a luz amarela ou morna.
Na decoração, o grande truque para quem quer criar um ambiente aconchegante no pergolado é utilizar apenas a luz amarela. Ela ilumina tanto quanto a branca, mas deixa o local mais acolhedor.
A luz branca, considerada fria, dá a sensação de comércio ou locais sem personalidade. Por isso, deixe-a bem longe do eu pergolado.
Use luz fria apenas nas áreas de serviço ou, no máximo, de higiene e cocção, como cozinha, lavanderia e banheiro. Mesmo o lavabo, espaço gourmet e cozinha de estar merecem luz amarela.
3 – Iluminação indireta: mais quente e acolhedora
A flexibilidade de iluminação do pergolado oferece diversas formas de colocação da luz direta ou indireta.
De uma forma geral, a iluminação indireta, produzida a partir de arandelas nos pilares ou na parede, pendentes ou abajures, costuma tornar o clima mais romântico.
No entanto, é possível criar efeito bastante interessantes com a iluminação direta, aquela presa diretamente no forro ou na cobertura do pergolado.
4 – Valorize a vegetação ao redor do eu pergolado
Se o pergolado fica no jardim, procure iluminar também algumas plantas que o circundam.
Escolha algumas estrategicamente e coloque pontos de luz de baixo para cima, no centro ou um pouco mais à frente da planta, com foco na folhagem. Considere esse recurso como um auxiliar à iluminação do pergolado em si.
5 – Destaque elementos decorativos no pergolado
Use a iluminação para destacar elementos que valorizam e personalizam seu pergolado.
Se o pergolado é um local de meditação ou leitura, por exemplo, a iluminação indireta deve destacar poltronas, futons, redes e almofadões – ao mesmo tempo em que cria um local perfeito de relaxamento.
Foque a luz naquele móvel lindo que ficou de herança ou que trouxe naquela viagem super especial.
Tem uma peça de design ou uma obra de arte que incorporou ao pergolado? Use a iluminação focalizada – com spots e trilhos – para dar mais destaque à peça.
6 – Use lanterna com velas para criar um clima especial
As lanternas com velas são um charme à parte quando o assunto são o pergolado. Há vária formas de incorporar esses elementos para incrementar a decoração.
Uma dica é fazer a iluminação exclusivamente com lanternas e velas penduradas na travessas.
A dica, aqui, é usar modelos diferentes, criando um jogo de atração do olhar que também gera descobertas estéticas incríveis.
As lanternas também podem ser utilizadas como iluminação auxiliar, colocadas estrategicamente em alguns cantos escolhidos do pergolado.
Aproveite para incrementar o clima com velas aromáticas.
7 – Varal ou cordão de luz: delicadeza fashion
Totalmente tendência na decoração, os varais ou cordões de luz são sucesso garantido na decoração de pergolado. Use pequenas e delicadas lâmpadas de LED amarelas.
O cordão pode ficar disposto de diversas formas, mas uma que mais tem chamado a atenção dos designers de interiores é a que acompanha as travessas superiores da estrutura. Ideal para pergolados com ou sem revestimento ou forro no teto.
8 – Inove com balizadores no piso
Outra ideia bastante em voga é o uso de balizadores de luz embutidos no piso do pergolado.
Mesmo que você utilize outro tipo de iluminação auxiliar – como arandelas e abajures – o balizadores tornam os espaços mais limpos e modernos. Ideal para decoração clean.
Independentemente do tipo de iluminação escolhida, lembre-se que ela deve ser elaborada como uma parte fundamental da decoração.
A ideia deve, sempre, tornar seu pergolado mais aconchegante, valorizando cada vez mais a sua casa!
E então, já escolheu o modelo perfeito de pergolado para a sua casa? Venha conhecer o pergolado de madeira da Cobrire e inspire-se para fazer o seu projeto!