Ter um terraço é um privilégio que pode ficar ainda mais especial. Veja como transformar o espaço em um lugar de sonho para compartilhar com quem você mais gosta!
Viver nas alturas é um privilégio que pode ficar muito melhor com a área de lazer certa. Equipar o terraço de forma aconchegante e funcional pode ser um desafio: afinal, a estrutura tem características diferentes de um quintal ou jardim, por exemplo.
Mas há várias formas de transformar o local naquele cantinho perfeito para receber os amigos, fazendo dele o lugar mais concorrido da casa. Veja como ter o terraço dos sonhos e investir os itens certos para valorizar seu espaço!
Vista panorâmica merece um terraço especial
Tudo parece no controle quando vemos o mundo de cima. Essa sensação de liberdade que só um terraço proporciona pode ficar ainda muito mais gostosa quando o espaço é aconchegante.
Para isso, é preciso prestar atenção em alguns aspectos. Veja o que deve ser considerado para criar diferenciais e as soluções para cada caso.
O piso agrega valor ao ambiente?
A maior parte dos terraços acaba tendo um piso frio básico, daqueles neutros que não agregam nem denigrem. Mas se você quer estilo, é importante “aquecer” o local e imprimir personalidade.
Para isso, o deck de madeira é perfeito. O material nobre valoriza qualquer ambiente, dando um up no visual. Além disso, quando bem elaborado com as madeiras certas, ele é muito resistente, com grande durabilidade mesmo exposto ao tempo.
O melhor é que você nem precisa de quebra-quebra para instalar o deck de madeira: ele pode ser colocado sobre a superfície atual, em uma obra limpa e rápida.
E fica a dica: se você mesmo quiser fazer, basta optar pelo deck modular, cuja instalação por encaixe dispensa mão de obra especializada. Em poucas horas você mesmo transforma o visual do seu terraço.
Seu terraço hoje é funcional?
Outro aspecto a se considerar é que o terraço deve ser funcional nas 4 estações do ano. Isso significa que ele deve poder ser usado faça sol ou faça chuva, sempre com o maior conforto possível. E para isso você precisa de uma cobertura.
A melhor solução nesses casos é um pergolado de madeira. A estrutura pode ser feita em diversos tamanhos, de acordo com as dimensões do seu terraço. Além disso, pode ter teto transparente, de telhas cerâmicas ou palha.
Para quem prefere um aspecto rústico chique e ecológico, os eucaliptos são os queridinhos do momento de arquitetos e decoradores.
Assim você ganha um espaço abrigado e aconchegante para bater papo, fazer um happy hour, transformar em cozinha de estar ou simplesmente se deixar ficar aproveitando a vista – o ano inteiro.
Você costuma aproveitar o terraço à noite?
Do terraço, as luzes da cidade são uma atração à parte à noite. Mas como está a iluminação do seu terraço? Ela tem papel fundamental para tornar esse espaço ainda mais especial.
O primeiro ponto é substituir todas as lâmpadas frias (branca fria) por quente (branca morna). A luz amarela é muito mais confortável do que a branca, que só deve mesmo ser usada em áreas de serviço – e olhe lá.
Outro ponto é investir na iluminação indireta. O segundo passo, então, é eliminar principalmente os pontos de luz altos, que ficam na altura dos olhos.
Procure colocá-los baixos, ao nível do chão ou do meio da parede, para não “brigarem” com as luzes da paisagem. Deixe apenas um ou outro caso seja necessário uma luz mais forte em algum momento específico.
Invista em arandelas, spots direcionáveis, abajures, lanternas e velas.
Leve o abraço da natureza para o seu terraço
Outro ponto a considerar é quebrar a frieza do concreto levando a natureza para dentro de casa – ou melhor, do terraço. Para quem não sabe, a tendência Urban Jungle em paisagismo nasceu justamente daí: da vontade de aproximar os grandes centros urbanos do conforto e bem-estar proporcionado pelo verde.
Por isso, não tenha medo de exagerar. No chão, use vasos com plantas de diversos tamanhos, criando volume e movimento no terraço. Muitas árvores frutíferas ficam ótimas em vasos, como a jabuticabeira, por exemplo.
As paredes, por sua vez, merecem jardins verticais em painéis de madeira, que tornam o ambiente muito mais aconchegante. Você pode colocar flores, folhagens, cactus e suculentas ou até mesmo uma horta suspensa, levando os temperos fresquinhos para suas criações gastronômicas.
Mas não esqueça de pedir a orientação da casa de flores mais próxima para escolher as espécies mais adequadas à incidência de sol, vento e luminosidade. Leve em consideração também a sua disponibilidade para rega, já que algumas demandam mais água do que outras.
Depois, basta escolher móveis resistentes, mas bonitos e aconchegantes dentro do seu estilo de decoração e chamar os amigos para aproveitar seu terraço dos sonhos!
Venha conhecer as soluções em madeira da Cobrire e comece a aproveitar muito mais seu terraço o ano inteiro!