Veja como atualizar o visual da casa com os revestimentos e descubra as principais tendências do setor para os próximos anos!
Fim de ano chegando, como sempre é época de renovar o visual da casa para entrar 2020 com os ambientes carregados de boas energias. E nada melhor do que dar vida nova às paredes com os revestimentos, uma ótima forma de atualizar a estética e valorizar a decoração sem precisar fazer obra.
A boa notícia é que mais do que nunca os revestimentos estão em alta, sendo uma das grandes atrações em design para 2020. Veja quais são as principais tendências e acabe com a monotonia da casa!
Como usar revestimentos nas paredes
Renovar o visual da casa pode ser um desafio, principalmente quando não se quer fazer uma grande obra ou mexer demais na decoração. Ainda assim é possível dar vida nova ao lar de uma forma bastante simples, prática e muito charmosa: com os revestimentos.
Ao contrário de algumas décadas, quando os papéis de parede eram usados para envelopar praticamente a casa inteira, hoje os revestimentos são utilizados de forma mais estratégica.
Ao revestir apenas uma parede da sala, por exemplo, você cria um ponto de atração do olhar. No entanto, é possível combinar duas ou mais paredes com revestimentos diferentes, porém complementares.
É o caso do revestimento de palha, por exemplo. São mais de 200 modelos, com padronagens e tons que podem ser combinados entre si, dando mais conforto estético ao ambiente.
Alguns exemplos de paredes que merecem destaque são a da cabeceira da cama, do painel de TV, da mesa de jantar, do espelho do banheiro, do fundo do pergolado, quando este é encostado na parede, por exemplo.
Já pequenos cômodos, como um hall ou lavabo, podem, sim, levar revestimentos em todas as paredes.
No entanto, fique antenado às regrinhas básicas: cores escuras e estampas muito grandes ou marcantes fazem o cômodo parecer menor. Se quiser dar sensação de amplitude use tons neutros e claros, e estampas menores e mais discretas.
Principais tendências em revestimentos
Para manter sua casa atualizada, o ideal é ficar atento às principais tendências em revestimentos e adaptá-las de acordo com seu estilo. Veja algumas dicas para 2020:
Cores
A principal tendência geral da arquitetura e decoração para os próximos anos é a proximidade cada vez maior com a natureza e a simplicidade. Isso não significa abrir mão da sofisticação, mas levar uma elegância sutil e natural a todos os cômodos.
Dentro dessa proposta, o destaque fica com os tons terrosos, que dão maior sensação de aconchego. A seguir vêm todas as nuances de bege, além dos avermelhados e alaranjados.
O verde também aparece com força em diversos tons, tanto em revestimento de paredes como para objetos e móveis.
Materiais
Estrela dos pisos há alguns anos, o granilite está em alta. No entanto, dessa vez está mais versátil, podendo ser usado também em paredes externas e como revestimento de tampos de mesa e de bancadas em cozinhas e banheiros.
O concreto, por sua vez, segue forte como revestimento. Nas paredes ele dá um toque industrial à decoração, combinando com vidro, ferro fundido e muita madeira.
Madeira
Por falar em madeira, ela segue forte como tendência em revestimentos – e em todos os tons. Nos cômodos internos, ela dá mais sobriedade nos tons mais escuros.
Mais versátil do que nunca, a madeira segue agora também nas paredes externas e nos muros, principalmente nas áreas de lazer. Painéis de madeira ou mesmo decks servem de revestimento para quebrar a frieza da alvenaria e levar mais calor à área externa.
Parede verde
Se a ideia é cor, o revestimento também pode ser totalmente natural. A chamada parede verde são as queridinhas dos arquitetos e decoradores e seguem fortíssimas para os próximos anos.
Amparadas por painéis de madeira, as plantas dão mais vida também nos ambientes internos e o toque elegante de sustentabilidade que não sai mais de moda.
Fibras naturais
As fibras naturais em revestimentos, por outro lado, são a cara da arquitetura moderna. Palha e bambu forrando paredes servem como um abraço da natureza. São centenas de modelos em padrões e cores diferentes, que podem ser usados individualmente ou combinados entre si.
A suave sofisticação dos revestimentos de palha e de bambu não se limitam às paredes, no entanto. Também são a última palavra como forro de qualquer tipo de cobertura em ambientes internos e externos.
Podem ser aplicados sob tetos transparentes, protegendo da luz e do calor do sol; de alvenaria, criando ilhas decorativas na sala de jantar, por exemplo; ou até mesmo em móveis, como cabeceiras de cama.
E então, gostou das nossas ideias para preencher o vazio monótono das paredes brancas com muito estilo?
A Cobrire tem mais de 200 modelos em cores e padronagens de revestimentos de bambu e de palha. Veja como é fácil você mesmo fazer a aplicação e faça sua encomenda! Entregamos para todo o país!