Veja como o quiosque de madeira no condomínio pode melhorar a qualidade de vida dos moradores e a saúde financeira da administração!
Com a pandemia, assim como em várias outras áreas, o mercado imobiliário se vê diante de novos hábitos de consumo. Hoje é crescente a procura por imóveis com área de lazer ampla e com serviços agregados de forma que não seja necessário sair do local de moradia. Para os empreendimentos mais antigos, a aquisição de um quiosque de madeira no condomínio significa oferecer um upgrade na qualidade de vida dos moradores – mas também traz várias outras vantagens agregadas.
Fuga dos centros tem esvaziado empreendimentos mais antigos
Com a adesão ao home office, os grandes centros começaram a vivenciar uma situação inusitada: a fuga de moradores para locais mais afastados.
Em busca de mais conforto em seus lares para agregar o espaço de trabalho e sem a necessidade de morar próximo ao escritório, grande parte das pessoas está priorizando o conforto da casa.
A situação tem afetado principalmente os condomínios mais antigos, que não tinham por hábito investir na área de lazer. Com isso, está havendo uma quantidade considerável de unidades vazias, o que, em alguns casos, significa também um aumento da inadimplência.
Para os síndicos, a saída tem sido procurar driblar a situação criando alternativas de lazer ou reformando antigos espaços de forma a torná-los mais atraentes.
Quiosque de madeira melhora a saúde financeira do condomínio
Quem apostou que com a vacinação haveria um retorno em massa do trabalho presencial está tendo que rever seus conceitos. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas mostra que, para 50% das 4 mil empresas consultadas, o home office não afetou a produtividade.
Hoje, a maioria deve manter o trabalho remoto, ainda que adotando o modelo híbrido. É o que mostra uma pesquisa da consultoria BMI, segundo a qual 80% dos escritórios adotarão o regime misto no pós-pandemia.
Com isso, o perfil de busca de imóveis deve se manter inalterado, voltado para residências com amplo espaço de lazer e oferta de serviços. Para síndicos e administradores, a construção de quiosques de madeira no condomínio tem valor estratégico, que pode ajudar a sanar problemas de fluxo de caixa ou melhorar ainda mais a saúde financeira da administração.
Conheça algumas das vantagens
Há várias vantagens em ter um ou mais quiosques de madeira no condomínio. O melhor aproveitamento depende apenas de um bom planejamento.
1 – Valor agregado
O quiosque de madeira é uma tendência atemporal, um modelo estético já consagrado no mercado. Ele agrega valor à área de lazer por sua funcionalidade, mas também pelo apelo aconchegante da madeira, permitindo vários estilos de decoração.
Este valor estético valoriza instantaneamente também as unidades individualmente, criando um aspecto mais sofisticado mesmo nos condomínios mais antigos.
2 – Multifuncionalidade
O quiosque de madeira pode ter diversas funcionalidades na área de lazer do condomínio. Ele pode ser utilizado como salão de festas, área de estar, quiosque gourmet, salão de jogos, espaço de oficinas, cantinho da churrasqueira, salão de beleza, academia, quiosque bar da piscina, restaurante, brinquedoteca, etc.
Vale lembrar que a estrutura pode receber fechamento em vidro ou com painéis de madeira, criando ambientes integrados e protegidos para qualquer época do ano.
3 – Versatilidade
Por outro lado, o quiosque de madeira no condomínio pode ser construído nos mais variados espaços, formatos e tamanhos. A estrutura se adapta bem a vários formatos e, inclusive, a estruturas já existentes, como árvores, sem necessidade de remoção.
Além disso, o quiosque de madeira pode ser construído sobre deck de madeira. Além de agregar ainda mais valor ao conjunto, o deck é uma excelente solução para nivelar terrenos e pisos em geral, aumentando a funcionalidade dos espaços.
4 – Pode gerar renda para o condomínio
O quiosque de madeira também pode gerar renda para o condomínio ao ter seu espaço terceirizado. É o caso do quiosque bar ou restaurante, academia ou salão de beleza, por exemplo.
Dessa forma, dependendo do regimento interno o local pode ser alugado para uma pessoa física ou jurídica de fora ou mesmo um morador interessado.
Assim, além de gerar interesse e movimento na área de lazer, o quiosque é um investimento que se paga em pouco tempo, atrai novos compradores ou inquilinos para as unidades ociosas, agrega valor estético ao condomínio, colabora para a valorização das unidades e melhora a qualidade de vida dos moradores, que passam a contar com mais serviços em um ambiente bonito e agradável.
Tudo isso ao mesmo tempo em que gera renda para a administração, o que também acaba se revertendo em benefício para os moradores.
E então, o que achou da ideia?
Aproveite e conheça também cinco soluções baseadas na natureza para o seu condomínio!