Deixe seus amigos de queixo caído! Veja como levar todo o charme do pergolado de madeira para dentro de casa montando um lindo jardim de inverno!
Quem disse que o pergolado de madeira só pode ficar na área de lazer? Muito pelo contrário, você pode levar todo o charme do pergolado de madeira para dentro de casa com um belo jardim de inverno.
Bonito e relaxante, esse recurso transforma os mais diferentes ambientes, seja sala, quarto, hall de entrada, home offices, home theatres ou até banheiro. Veja como montar esse cantinho muito especial e aproveitar todas as vantagens de um jardim de inverno com pergolado de madeira!
Além de bonito e elegante, o jardim de inverno também é funcional
Quando se pensa em jardim de inverno vem logo à mente um ambiente relaxante, sofisticado e muito bonito. No entanto, o que muita gente não sabe é que ele também é funcional.
De um modo geral, as plantas ajudam a melhorar o microclima ambiente, deixando o ar mais puro e regulando a umidade. Por outro lado, elas também ajudam a relaxar, aumentando a sensação de bem-estar.
Estudos chegam a sugerir que em um ambiente de trabalho decorado com plantas, por exemplo, há um acréscimo de produtividade em até 15%. Não é à toa, portanto, que tantas tendências de decoração apontam para a vegetação dentro de casa, como a Urban Jungle.
Para quem trabalha em home office é melhor ainda: você pode montar o seu escritório em casa no próprio pergolado de madeira. Uma boa dica é aproveitar uma lateral da casa para instalar o pergolado home office. Decore com as plantas, abra um pano de vidro para o interior da casa e você acaba unindo dois projetos em um.
Mais luz e ventilação natural
O jardim de inverno também traz outros benefícios ao ambiente. Um deles é favorecer a entrada de iluminação natural. Nesse caso, o pergolado de madeira pode ser utilizado para dar acabamento à ilha de plantas, recebendo teto transparente ou apenas com as traves livres proporcionando um leve sombreado.
Assim, a ventilação também acaba sendo mais beneficiada, fazendo uma arquietura sustentável. Há menos necessidade de iluminação artificial durante o dia e de aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores ligados.
Dicas para fazer seu jardim de inverno
Fazer um jardim de inverno é muito simples. Depois de escolher o melhor local, é preciso escolher as espécies mais adequadas em relação à incidência de luz e de ventilação.
No centro do ambiente, sem paredes
Há várias formas de fazer um jardim de inverno. Uma delas é aquele que fica no centro do cômodo, sem paredes. Para a entrada de luminosidade, o ideal é fazer uma claraboia de com travas de madeira e Pergotelha.
Dessa forma o teto transparente deixa a luminosidade entrar, mas não o excesso de calor, já que a Pergotelha filtra até 99% dos raios UV. O ideal é colocar pedriscos ou argila no solo do jardim de inverno para reter a umidade e providenciar um sistema de rega automático.
Algumas das espécies mais indicadas para um jardim de inverno na sombra são o pacová, a espada de São Jorge, lírio da paz, samambaias, bromélias, palmeira ráfis e a zamioculca.
Sem cobertura
Geralmente este é o tipo mais utilizado. Ele pode ficar em um canto da sala próximo ao muro, ou mesmo no centro, cercado por paredes e porta de vidro. Ele também fica muito charmoso no caminho entre dois cômodos ou como uma extensão do banheiro.
Nesse caso, a dica é incrementar a decoração com painel de madeira em uma das paredes, dando maior sensação de aconchego. O teto com pergolado de madeira leva mais charme e sofisticação ao jardim de inverno, além de valorizar a casa com a nobreza do material.
Como ficará expostos à chuva e à luz solar, é preciso cuidado na hora da escolha das espécies.
Crie combinações aconchegantes
Seja qual for o tamanho do espaço, o que não faltam são combinações aconchegantes. Nos espaços menores, como corredores e laterais próximas ao muro, uma boa ideia é combinar pedriscos (brita 1 ou 2) com caminhos de deck modular de madeira.
As plantas podem ficar em bonitos vasos e, nas paredes, complemente com jardins verticais em vasos presos em painéis de madeira.
Se o espaço permitir, coloque um belo banco de madeira, daqueles próprios para jardim. Algumas prateleiras com velas e objetos decorativos ou mesmo orquídeas ajudam a valorizar a decoração. Grades e objetos de ferro fundido na parede também ajudam a criar um clima especial.
Gostou da ideia de levar o pergolado de madeira para dentro de casa? Venha conhecer de perto os projetos da Cobrire e comece a planejar seu próprio jardim de inverno!