Mais do que uma tendência, trabalhar em casa é um estilo de vida. Fique de olho nessas 8 dicas para criar seu home office perfeito!
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizada em 2017 mostra que 81% dos brasileiros sonham em trabalhar em casa. Mais do que uma tendência, o home office já é um estilo de vida.
Hoje, quem adotou o modelo dificilmente se arrepende. É o que mostra outra pesquisa, dessa vez da Global Evolving Workforce, patrocinada pela Dell e Intel em 2014.
Entre os benefícios apontados, 54% dos entrevistados dizem que produzem mais, 52% passam mais tempo com a família, 49% se sentem menos estressados, 45% dirigem menos e 33% dormem mais e melhor.
No entanto, não basta ficar de pijama e notebook no colo. O ambiente de trabalho influencia diretamente na concentração e nos resultados finais. Organização e boa estruturação de um espaço exclusivo para esse fim são indispensáveis, por exemplo.
Veja 8 dicas para montar o home office perfeito e inspire-se para ganhar mais qualidade de vida e produtividade.
1 – Avalie suas reais necessidades no home office
O primeiro passo é fazer uma auto-avaliação do que você realmente precisa no seu home office. Paz, tranquilidade, organização e exclusividade são itens fundamentais para qualquer profissional.
No entanto, algumas características variam bastante de profissional para profissional. O escritório de um jornalista tem particularidades diferentes do de um arquiteto, por exemplo.
2 – Escolha móveis confortáveis
Mesa e cadeira confortáveis são essenciais ao home office. Há várias tendências em móveis de escritório no mercado, mas o principal é você se sentir bem nelas. Os modelos ergonômicos são os mais indicados para quem passa horas a fio sentado. Opte pelo mais confortável.
3 – Procure manter tudo organizado
O home office não precisa ser grande, mas tem que ser organizado. Use nichos na parede, gavetas, estantes, prateleiras, organizadores, ganchinhos ou cestas, não importa. O importante é ter tudo à mão, podendo ser facilmente encontrado quando precisar, sem perda de tempo nem estresse.
4 – Cerque-se de coisas que lhe são queridas
Uma das grandes vantagens do home office é a possibilidade de personalização. Trabalhar próximo a objetos que dão conforto emocional colabora para aumentar a produtividade.
Decore com lembranças de viagens, porta-retratos, pequenos mimos e presentes que você gosta.
Lembre-se, apesar de ser um ambiente de trabalho, não precisa ter um ar corporativo. Seu home office pode ter o jeito que você quiser, o importante é você se sentir bem.
5 – Evite alguns lugares da casa
Apesar de poder instalar seu home office em qualquer lugar da casa, para os especialistas o ideal é impor alguns limites. O quarto, por exemplo, deve ser evitado para separar bem a vida pessoal da profissional.
O ideal, segundo eles, é um ambiente que tenha uma entrada separada, que possa delimitar momentos de trabalho e de lazer no cotidiano.
6 – Faça com que seu espaço seja exclusivo
Mesmo que você tenha que compartilhar seu home office com algum outro cômodo da casa, ele deve ser exclusivamente seu.
No entanto, sempre que possível procure manter seu home office isolado do restante da casa para evitar distrações. O pergolado de madeira, por exemplo, é uma ótima forma de criar um escritório em casa.
A estrutura pode ser utilizada para criar um ambiente na lateral da residência fechado com portas de vidro, por exemplo, como um anexo ao quarto ou à sala de estar ou ainda totalmente isolado do corpo principal, em meio ao jardim.
Seja como for, garanta que apenas você frequente aquele lugar. O home office precisa ter o seu jeito e a sua forma de agir.
7 – Use e abuse do verde
O contato com a natureza é muito importante para a produtividade. Há estudos que mostram que ambientes corporativos com jardins melhoram o engajamento e a criatividade dos funcionários.
Então coloque plantas próximas ou mantenha contato visual com seu jardim. Também procure favorecer a entrada de iluminação natural e uma boa ventilação, de forma que o local tenha um microclima saudável.
8 – Prepare-se para trabalhar
Seu home office pode (e deve) ser o lugar mais gostoso da casa para você, mas não é por isso que você vai trabalhar de pijama. Então prepare-se para trabalhar: vista-se de forma confortável, mas não deixe que o conforto em excesso o distraia.
Estabeleça metas e objetivos para cada dia. De vez em quando faça uma pausa para um cafezinho, ande pela casa, fale com os filhos, brinque com o cachorro. E retorne até sua meta estar cumprida.
No final do dia, procure manter tudo arrumado, mesmo que mais ninguém entre lá. Assim você vai se sentir ainda mais incentivado ao retornar no dia seguinte.
Seguindo essas 8 dicas com certeza você vai ter o home office perfeito!
Venha conhecer os projetos da Cobrire e veja como ter um escritório em casa super charmoso e confortável em um pergolado!