8 regras de etiqueta no home office

home office

Planejando o home office dos sonhos no pergolado de madeira? Ambiente perfeito, mas não esqueça da postura profissional: veja como fugir das gafes!

O coronavírus está fazendo com que o mundo mude rápido, consolidando tendências que ficarão mesmo na sociedade pós-pandemia. O home office, por exemplo, já garantiu seu lugar de destaque nessa nova realidade.

Empresas de todos os tamanhos já estão anunciando a migração da maior parte de suas atividades para o trabalho remoto, de forma permanente.

De acordo com especialistas, o home office é capaz de evitar um dos piores desdobramentos da pandemia na economia: o desemprego em massa.

No entanto, mais do que uma forma de preservação do trabalho na quarentena, o já chamado “efeito home office” está é considerado uma estratégia para aumentar a geração de renda ao redor do mundo.

A expectativa é que, só nos Estados Unidos, sejam criados mais de 15 milhões de empregos na próxima década.

Investir em um ambiente de trabalho em casa que seja produtivo, confortável e saudável, portanto, é essencial.

Pergolados home office e gardens offices têm sido a melhor solução para a criação desses novos espaços.

Mas para garantir sua vaga nesse novo universo é preciso também saber se comportar: e o home office também tem sua etiqueta.

Veja como evitar gafes no home office, aliando o espaço produtivo às boas práticas do trabalho à distância.

 

Fuja das gafes com essas dicas de etiqueta no home office!

Planejando o home office dos sonhos no pergolado de madeira? Ambiente perfeito, mas não esqueça que o gestor também precisa “sentir” seu engajamento.

E, para isso, a postura profissional é tudo. Afinal, home office não é férias.

Muitas empresas estão criando manuais de comportamento para o trabalho remoto. Se esse não é o seu caso, não custa ficar atento às regras de etiqueta.

 

Pijama não!

Acordou, tomou aquele café da manhã caprichado e foi para o seu pergolado home office começar o batente… Ainda de pijama? Nada disso, deixe o pijama no quarto.

Ainda que a sua empresa não determine um dress code, vista-se de acordo. Se não há exigência de roupas formais, vista-se de forma confortável, mas apresentável.

Além de ficar mais adequado para uma videoconferência, há todo um lado psicológico que avisa ao seu cérebro que você não está de férias, aumentando o seu foco no trabalho.

 

Atenção à higiene pessoal

É muito importante dar atenção à higiene pessoal: cabelos penteados e com bom corte, barba feita ou aparada, mãos sempre limpas.

Lembre-se, o home office pode estar na sua área de lazer, mas a hora é de trabalho. Um ambiente informal não significa relaxado.

 

Fique atento a imprevistos

Trabalhar em casa deixa o profissional mais vulnerável a imprevistos – como o bebê que insiste em brincar aproveitando a sua presença em casa ou o gato que adora dormir no teclado.

Se não tem como manter um home office isolado, tome cuidado para que situações assim não ocorram em meio a um meeting.

Avise à família para não ser incomodado, desligue a música, ponha o pet para o lado de fora.

 

Cuidado com o que está ao seu redor

Cuidado também com acessórios que possam estar ao seu redor: é sempre bom dar uma checada se a decoração é adequada ou se não há nenhum objeto inconveniente por perto.

Teste o ângulo da câmera antes de começar a videoconferência e deixe o microfone desligado.

Uma boa dica é se cercar por plantas. Além de serem benéficas no ambiente de trabalho, elas podem servir de barreira estratégica.

Colocar atrás de si um jardim vertical em painel de madeira, por exemplo, é uma boa solução.

 

Garantindo a privacidade

O home office no pergolado fechado com vidro tem sido uma boa solução para casais que trabalham em casa.

Destacados do corpo principal da casa, o ambiente exclusivo oferece conforto e privacidade para ambos os profissionais trabalharem juntos.

No entanto, há momentos em que o isolamento é necessário. Para evitar interferências, use sempre fones com microfones individuais nas teleconferências.

Assim é possível evitar que um atrapalhe a reunião do outro quando o espaço de trabalho é compartilhado por duas ou mais pessoas da casa.

home office

 

Evite que as crianças participem das reuniões

Quando não se tem com quem deixar os pequenos a situação pode complicar na hora do meeting. Mesmo assim, evite ao máximo fazer a videoconferência com a criança no colo.

Peça desculpas, desligue a câmera, coloque o microfone no mute e tente acompanhar a reunião apenas ouvindo. Abra a voz apenas quando for necessário fazer uma intervenção.

 

Postura é tudo

Você criou o espaço perfeito para trabalhar no pergolado de madeira, meio ao jardim, ao ar livre, sentindo a brisa fresquinha e ouvindo o canto dos pássaros, como sempre sonhou.

Não é por isso que sua postura deve ser diferente da que tinha no escritório da empresa.

Não fique de biquíni nem com decotes fartos, não faça calls na espreguiçadeira da piscina, não coma em frente à câmera, nem use linguagem excessivamente informal, “como se estivesse em casa”.

 

Respeite os horários de trabalho

Algumas empresas estão adotando horários fixos para home office, mas muitas apostam na flexibilidade da jornada para melhorar a produtividade.

Seja qual for o caso, evite enviar mensagens a qualquer hora. Afinal, não é porque todo mundo está em casa que está disponível para ser abordado a qualquer momento.

Procure manter uma interação com os demais membros da sua equipe dentro do horário comercial, respeitando dias e horários de convivência com a família.

Com essas dicas de etiqueta no home office fica mais fácil evitar gafes e melhorar ainda mais sua produtividade na empresa.

Quer mais dicas para montar seu cantinho de trabalho em casa? Venha buscar inspiração nos últimos trabalhos da Cobrire pelo Instagram e continue recebendo as novidades no Blog!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento