Que tal renovar a decoração da casa de um jeito sofisticado, prático e sem quebra-quebra? Conheça as 6 principais tendências em revestimentos!
Quer renovar o visual da casa, mas não sabe por onde começar? A resposta pode estar no passado, com uma pegada bem atual. Sucesso total nas décadas de 60 e 70, os revestimentos e papéis de parede voltaram a ficar em alta!
Já há alguns anos essas belas, práticas e sofisticadas soluções começaram a ensaiar um retorno, alavancadas pelas tendências vintage na decoração.
Hoje o que se vê é uma sólida releitura capitaneada por recursos tecnológicos que emprestam ainda mais qualidade aos materiais.
Cada vez mais fáceis de serem aplicados sem mão-de-obra especializada, os revestimentos de fibras naturais encabeçam as coleções.
Conheça as novidades do mercado e descubra 6 tendências em revestimentos para renovar o visual da casa sem quebra-quebra.
1 – Cores fortes e figuras geométricas: como e quando usar
Figuras geométricas e coloridas foram o auge das décadas de 60 e 70 – e já estão de volta. No entanto, o maior problema deste tipo de estampa é acabar cansando a vista com o tempo.
A dica para quem não tem medo de usar o recurso é usar geometria grandes nas paredes maiores. Mas cuidado para não perder a harmonia com o restante da decoração.
Na combinação, use móveis lisos, cuja cor converse com a paleta do revestimento. Esse tipo de estampa é mais indicado para salas de estar e jantar.
2 – Revestimento chega aos banheiros e lavabos
Banheiros e lavabos muitas vezes acabam meio que esquecidos na hora da decoração. Mas não é preciso ficar tudo com o mesmo visual. As paredes mais distantes das áreas molhadas, por exemplo, podem receber revestimentos.
Uma boa dica é dar destaque ao recorte do teto, o que é comum em lavabos situados em vãos de escadas, por exemplo. Já quando colocado na parede ao lado do espelho ajuda a dar sensação de continuidade.
Nas paredes, use cores complementares ao da estampa do revestimento do teto. Florais com fundo escuro são uma forte tendência.
3 – Listras dão movimento ao ambiente
Revestimentos listrados costumam cair bem em qualquer parte da casa, principalmente em home offices e quartos infantis.
Nas áreas mais formais, dê preferência às combinações mais tradicionais, como preto e branco ou branco e azul marinho.
A tendência aponta para as listras verticais largas, que ficam ótimas combinadas com estampas florais em colchas e almofadas.
4 – Degradê: toque vintage
Para quem quer acentuar a pegada vintage o revestimento em degradê é uma ótima solução. Opte por tons de transição suave, mais iluminados no topo e mais escuros próximo ao chão, criando um contraste com um piso mais claro.
Esse visual fica bem tanto na sala quanto no quarto, dando suavidade ao ambiente. Aqui, a dica é combinar com um piso de madeira patinado de branco, que ajuda a ampliar o ambiente, além de plantas e móveis de pés palito completando a decoração.
5 – Revestimento de palha: mais aconchego e sofisticação
As fibras naturais são o grande must have da decoração nos últimos tempos. Em relação aos revestimentos não é diferente. Materiais como palha e bambu tornaram-se elementos de design valorizados, ocupando lugar de destaque nos mais diversos ambientes.
O revestimento de palha, por exemplo, pode ser utilizado como papel de parede, no rebaixamento de teto criando destaques decorativos diferenciados ou ainda revestindo teto transparente de pergolados.
A grande variedade possibilita a produção de designs exclusivos nos mais diversos estilos.
6 – No bambu, beleza e sustentabilidade
Da mesma forma que a palha, o revestimento de bambu também merece destaque. Os mais de 200 modelos de tramas e tonalidades podem ser utilizados para revestir paredes, móveis e objetos.
Na decoração, as fibras naturais ampliam a sensação de acolhimento, aquecendo o ambiente e quebrando a frieza de outros revestimentos considerados frios, como porcelanatos, por exemplo.
O revestimento de bambu, por outro lado, oferece ainda conforto térmico e sonoro, agindo como uma barreira sutil contra as variações de temperatura e o excesso de barulho.
Tudo isso com muita sustentabilidade, já que o bambu é fartamente encontrado na natureza, é muito resistente e não passa por processos químicos necessários à fabricação de outros revestimentos.
Outra vantagem é que o bambu também pode ser utilizado também em sua forma roliça. Assim, além do revestimento autocolante, há ainda esteiras e painéis.
Assim como a palha, o bambu é a grande aposta da decoração, sendo o revestimento perfeito para toda a casa por valorizar tanto ambientes internos quanto externos.
Você já conhece os revestimentos de palha e de bambu da Cobrire? São mais de 200 modelos que não precisam de mão de obra especializada para instalação. Venha conhecer e descubra uma forma rápida e sofisticada de renovar a sua casa!