Veja como valorizar o projeto original da sua área de lazer com um pergolado de madeira e deixar sua casa muito mais bonita!
Quando você pensa na sua área de lazer acha que pode ficar muito melhor? Claro, renovar o design e criar novas possibilidades de conforto é como encher os pulmões de novos ares: faz bem ao corpo e à alma. Principalmente quando isso envolve ter um pergolado de madeira em casa.
Mas é aí que muitas vezes batem algumas dúvidas: qual o melhor local para colocar, qual a dimensão ideal, qual a cobertura ideal etc.
Para responder a essas questões, veja agora como inserir o pergolado de madeira no seu projeto e ter uma área de lazer super diferenciada!
Dicas para valorizar seu projeto com o pergolado de madeira
Ninguém quer jogar fora seu investimento. Afinal, junto com o valor monetário, há sempre muita expectativa envolvida na obra de um pergolado de madeira. Por isso, é preciso ficar atento a alguns pontos para valorizar de verdade o projeto original da casa.
-
Fique atento ao solo em que será colocado
Fazer um pergolado de madeira não é apenas colocar sobre o chão e pronto. Analisar a estrutura do solo é muito importante para evitar prejuízos futuros.
Em ambientes externos, por exemplo, o ideal é que os pilares do pergolado de madeira não toquem o chão. Nesse caso, há duas opções: colocá-los sobre sapatas de concreto ou fixá-los em perfis metálicos.
É sempre bom lembrar que o contato da madeira com o solo e a sua umidade pode reduzir a vida útil do material, sem necessidade. Por isso cuidado com construtores que dizem que isso não é um problema. O barato pode sair caro um pouco adiante.
-
Dimensione corretamente o pergolado na área de lazer
Além da beleza, uma das grandes vantagens dos pergolados de madeira é a sua versatilidade. Basicamente, eles podem ser colocados em qualquer pedaço de terreno.
Se a área de lazer ou jardim for pequeno, ele pode ser feito até em uma quina de muro, por exemplo. Aqui, a dica é caprichar na estrutura de madeira, para que, mesmo pequena, ela valorize o espaço.
No entanto, principalmente para áreas maiores é preciso cuidado ao dimensionar o pergolado de madeira para que não fique parecendo um “puxadinho”.
Isso desvaloriza o seu investimento e tem efeito contrário: passada a euforia inicial da obra pronta, ninguém vai querer ficar nele. O ideal é que a estrutura tenha, no mínimo, 4m x 4m.
Essa é uma área suficiente para criar um efeito imponente, não desaparecendo no quintal, e abrigar as pessoas com conforto.
-
Atenção ao escolher o tamanho das colunas
Seguindo a mesma linha de pensamento, é preciso atenção também ao tamanho das colunas. Basicamente, há duas opções: 15cm x 15cm e 20cm x 20cm. A diferença pode parecer pequena, mas o efeito estético não é.
Isso acontece porque as colunas de 15 cm são mais finas – mas serão encimadas pela mesma estrutura de travas. Assim, a falta de simetria pode acarretar em pouca harmonia entre as peças, havendo o risco de o resultado final ficar bem aquém do esperado. Pense bem antes de se decidir.
-
Escolha o melhor piso
Deixar o pergolado de madeira direto no solo não vale, claro. Por isso, pensar no piso ideal é fundamental. Uma das melhores escolhas é o deck de madeira. Ele valoriza a estrutura como um todo e dá mais robustez ao conjunto, sobressaindo na área.
Você pode optar por deck de madeira de ripas corridas ou pelo deck modular. Certifique-se de que tanto um quanto outro seja feito de madeira de primeira linha.
Aqui, no entanto, mais uma vez atenção ao solo: o deck de madeira não deve ser colocado diretamente sobre ele. O ideal é que seja feito um contrapiso para evitar a passagem da umidade para a madeira.
Sobre grama, o deck deve ser sustentado por sapatas. É uma ótima opção para nivelar terrenos irregulares, por exemplo. E não esqueça de observar o perfeito escoamento da água sob o deck, para evitar poças que podem reduzir sua vida útil.
-
Qual a melhor cobertura
Se a ideia não é ter um pergolado com plantas, é preciso atenção também na hora de escolher a melhor cobertura. As de telhas cerâmicas servem para praticamente qualquer função – cozinha de estar, área de churrasqueira, espaço de meditação etc.
Já o teto transparente está em alta, mas observe o melhor custo benefício. Se possível, vidro e policarbonato, que aquecem demais o ambiente. Os raios solares fazem um verdadeiro efeito estufa.
Aqui, a dica é o Sistema Solar Plus+, que reúne Pergotelha e insulfilm em um só produto. A Pergotelha, por exemplo, reduz em até 6ºC a temperatura em relação ao vidro e ao policarbonato – e ainda tem calhas para a chuva e garantia de 10 anos.
-
Saiba escolher os revestimentos
Os revestimentos são uma parte muito importante para valorizar seu pergolado de madeira. As fibras naturais estão em alta, especialmente para o teto. Opte por forro de palha ou de bambu, que são lindos e criam diferenciais.
São fáceis de colocar e podem ser usados tanto em coberturas transparentes como de telha. Só não podem ser utilizados sozinhos. Como não têm proteção contra sol e chuva, não substituem a cobertura tradicional.
Para finalizar, pense o seguinte: quanto mais madeira tiver o pergolado, mais imponente ele ficará. Com essas informações fica muito mais fácil inserir o pergolado de madeira no seu projeto e valorizar sua área de lazer!
Você sabia que os pergolados Cobrire têm em média 30% mais madeira do que os da concorrência? Pense nisso e venha conversar com um dos nossos especialistas!