Pergolado com Cobertura
COBRIRE
Quer um Pergolado Espetacular?
Além de proteger do sol e da chuva o pergolado com cobertura deixa o ambiente bonito, elegante e único.
Bonitos e naturais, o pergolado com Cobertura e Forro de Bambu ou Palha, embelezam o ambiente protegendo do sol e da chuva, deixando o espaço agradável e descontraído para os momentos de descanso e lazer.
O pergolado com cobertura tem sido cada vez mais utilizado em diversos empreendimentos imobiliários: de jardins decorativos a mansões luxuosas. O sucesso deste tipo de utilidade externa se deve a sua praticidade, beleza e ausência de toda a sujeita que uma cobertura de alvenaria causaria em uma reforma.
O pergolado também é conhecido como pergola. Seu visual atrai decoradores e seu objetivo é levar a junção de comodidade e sofisticação em um espaço para descanso, que pode tanto existir na área externa de uma casa, como em um parque, jardim, prédio público ou empreendimento empresarial.
Investir em um belo pergolado com cobertura em seu jardim é sinônimo de bom gosto e cuidado especial com o seu espaço de paisagismo.
Tabela de Preços
Detalhes que fazem a Diferença
Madeira Nobre tipo Exportação
Trabalhamos somente com madeira de 1ª linha em Garapeira, Cumarú e Itaúba que são madeiras de altíssima resistência e durabilidade.
Dimensionamento e Encaixe das Madeiras
Possuímos muito conhecimento técnico e experiência para dimensionar os tamanhos das madeiras. As madeiras encaixadas proporcionam mais beleza e segurança para seu projeto.
O melhor Sistema de Fixação
Não trabalhamos com pregos e parafusos aparentes. Para criar excelência continuamos fazendo uso do cuidado amoroso de nossos artesãos e seus profundos conhecimentos dos segredos da madeira.
Mão-de-obra Especializada
Carpinteiros artesanais altamente qualificados, atualizados e com muita experiência. Cursos e ferramentas próprias para a função, EPI´s e funcionários registrados.
Solar Plus
Projetado para aqueles que querem se proteger do sol e da chuva, e aproveitar o espaço ao ar livre em qualquer estação do ano. INSULFILM MELINEX 301 DU PONT aplicado na cobertura. Reduz em 90% a passagem de energia solar e proporciona uma significativa redução de calor. BLOQUEIA 99% DOS RAIOS U.V. Telhas com exclusivo filme Melinex 389 com garantia de 10 anos.
- TELHAS SEM EMENDA NO COMPRIMENTO
- DURABILIDADE E SEGURANÇA
- 100% IMPERMEÁVEL
- SOB MEDIDA
- FÁCIL DE LIMPAR
- REVESTIMENTOS NATURAIS
- EXCELENTE ACABAMENTO
- DESIGN EXCLUSIVO
Vídeos Cobrire
A origem do pergolado
A palavra pergolado vem do italiano pérgola. Esses itens decorativos surgiram na Itália, pois eram nos pergolados que se cultivava e colhia uva, motivo pelo qual atualmente decoradores usam plantas penduradas sobre a pérgola. Com as pérgolas sustentando a videira, as frutas não eram afetadas diretamente pela chuva excessiva ou o sol forte.
Como era muito bonito o efeito sombreado que a pérgola dava para a videira e seus frutos, o item passou a ser usado para decorar jardins, áreas privativas e casas, colocando trepadeiras, avencas, samambaias e outras plantas com seus galhos sobre a cobertura para pergolado.
Na Itália ou em qualquer outro lugar do mundo é de comum acordo que o pergolado deixa uma casa muito mais linda e aconchegante. Por isso, ter uma pérgola em sua residência ou empreendimento trará elogios e claro, espaço de descanso e bate-papo garantido para suas tardes e finais de semana.
Como usar um pergolado
O pergolado pode ser usado para dar um sombreado no jardim, seja em áreas com plantas, poltronas e cadeiras para descanso e recebimento de amigos, bem como pode ser uma extensão da fachada da casa, o que transforma áreas externas e internas em uma unidade, pois o pergolado se torna parte, por exemplo, do espaço de lazer, varanda ou garagem.
Tipos de cobertura para pergolado
Existem coberturas para pergolado de diversos tipos, mas as mais comum são a cobertura de vidro, cobertura de policarbonato e o SolarPlus+ (sistema de cobertura para pergolado exclusivo da Cobrire). Você também pode deixar o pergolado sem cobertura fechada e apostar só nas plantas ou deixá-lo aberto como proposta principal do design escolhido.
Sistema de Cobertura SolarPlus+
Procurando um sistema de cobertura translúcida que canalize a água da chuva, ofereça conforto térmico e ainda tenha uma cobertura com garantia? Então você precisa conhecer o Sistema de Cobertura SolarPlus+ da Cobrire, o sistema mais completo e seguro do mercado.
O sistema é composto por 3 partes que garantem conforto térmico, estética e maior durabilidade com baixíssima manutenção. A primeira delas é a forração, que pode ser de palha ou de bambu.
Estes materiais naturais são uma das maiores tendências da decoração atual e ainda ajudam a filtrar o calor, tornando o clima do seu pergolado muito mais ameno e agradável.
A segunda parte são as Pergotelhas. Com 10 anos de garantia, essas telhas translúcidas e térmicas também reduzem o calor e são perfeitas mesmo sob chuva forte.
Produzidas sob medida, não têm emenda no comprimento e são fixadas com parafusos com vedação de borrachas com 98% de pureza, reduzindo ainda mais qualquer possibilidade de vazamento.
Além disso, ao contrário de outras coberturas, as Pergotelhas têm calhas e condutores que direcionam a água da chuva, evitando que caiam sem controle formando sulcos no solo e sujeira.
Por outro lado, as Pergotelhas, também ao contrário de outros materiais, quase não fazem barulho ao receberemos pingos de chuva, por mais fortes que sejam. Por serem produzidas em poliéster com fibra de vidro, elas não vibram, agregando também conforto sonoro ao pergolado.
O Sistema de Cobertura SolarPlus+ da Cobrire é formada ainda por um terceiro elemento, que são as “tabeiras”. Essas madeiras que contornam toda a cobertura, não só escondem a estrutura em si, como contribuem esteticamente.
Dessa forma, as tabeiras encorpam ainda mais o pergolado, dando uma sensação de imponência visual que impacta e valoriza a decoração do entorno.
Pergotelha Cobrire
Aproveite o sol sem medo. O sistema SolarPlus+ oferece a proteção que você precisa: bloqueia 99% dos raios UV e oferece muito mais conforto térmico que seus similares. Conheça a Pergotelha.
Cobertura de vidro
Cobertura de vidro temperado
Na hora de escolher a cobertura para o pergolado, é preciso atenção. As coberturas transparentes são uma grande tendência, e não é à toa.
Elas dão mais leveza estética ao conjunto e ainda podem ser forradas com materiais que valorizam ainda mais a estrutura, como os forros de bambu e de palha.
No entanto, é preciso conhecer bem cada uma dessas coberturas para não se arrepender da escolha mais tarde.
A cobertura de vidro temperado, por exemplo, tem várias vantagens. Deixa a estrutura de madeira bem leve visualmente, tem grande durabilidade e tem pouca interferência visual no resultado final.
Mas é preciso pesar prós e contras. A cobertura de vidro é a mais cara do mercado e também acumula muita sujeira ao longo do tempo.
São folhas, poeira, poluição, substâncias que vêm com a chuva, insetos, mofo e vários outros elementos que acabam escurecendo o vidro, prejudicando o efeito visual.
E aí acaba havendo a necessidade de colocar um forro para disfarçar o problema, gerando ainda mais gastos.
Ou seja, além de pagar pela cobertura mais cara do mercado justamente por ser transparente, mais à frente ela mesma acaba gerando outro gasto – acabando, justamente, com a transparência do material.
Por outro lado, é preciso levar em conta o chamado efeito lupa: o vidro funciona como uma lupa, aumentando a sensação térmica de quem está abaixo dele.
No entanto, além desse desconforto natural, há ainda efeitos na própria madeira, já que a face superior das travas, que fica exposta ao sol, sofre esse efeito lupa de forma ainda mais intensa.
Como resultado, a madeira resseca mais rapidamente, podendo até empenar, nos casos mais extremos.
Outro aspecto importante é a necessidade de manutenção, que deve ser feita a cada dois anos. Nesse período todo o silicone e borracha de emenda devem ser trocados/revisados.
As chuvas também podem ser um problema para a cobertura de vidro temperado. Na hora da escolha, pouca pessoas levam em conta de que as placas, geralmente de 10 mm de espessura, são rígidas. Dessa forma, não conseguem acompanhar os movimentos naturais da madeira, que e acomoda com o passar do tempo.
Quando essa acomodação acontece, a tendência é que as placas acabem se deslocando, desencostando uma das outras – abrindo pequenas frestas que permitem a passagem da água.
É quando os vazamentos e as infiltrações começam a acontecer. Eles são mais comuns nas coberturas de vidro também por outros fatores. Um deles é que, ao contrário das telhas convencionais que tem canais para direcionar a água, o vidro não tem para o direcionamento da água da chuva, isso faz com que a cobertura fique sobrecarregada em chuvas com vento.
O outro fator é que com a ausência da calha a chuva fica “solta” na cobertura, sendo levada ao sabor do vento e/ou despencando do telhado sem controle, podendo abrir sulcos no solo fazendo sujeira no ambiente.
Cobertura de policarbonato
A cobertura de policarbonato para pergolado têm sido uma das opções mais procuradas dos últimos tempos. Além de funcional, ela é também a mais barata do mercado. O problema é que, ao contrário da expectativa dos consumidores, ela não tem muita durabilidade.
Por isso, pouca gente sabe, porque muito vendedores simplesmente não informam, é que a cobertura de policarbonato deve ser trocada a cada 5 anos. Mas há ainda outra questão importante: mesmo durante esse período, vários problemas costumam ocorrer que demandam manutenção.
Da mesma forma que a cobertura de vidro, a de policarbonato também é composta por placas rígidas, que não acompanham o movimento natural da madeira. Com isso, elas acabam se desencaixando com o tempo, gerando infiltrações e vazamentos.
O problemas em relação à chuva também são bem parecidos. Afinal, o policarbonato também não tem calhas de direcionamento da água, o que faz com que ela fique “solta” acima da cobertura, caindo de forma desordenada no solo.
A grande maioria dos fabricantes de policarbonato exigem 10% de inclinação da cobertura para dar garantia no material. Por exemplo, um pergolado com 4 metros de “caída” tem que ter um desnível de 40 cm., o que prejudica muito a estética.
Por outro lado, há um forte problema sonoro, já que a queda d’água costuma fazer bastante barulho na cobertura, porque as placas planas acabam vibrando com o impacto da água.
A umidade penetra no policarbonato alveolar, formando uma espécie de mofo que escurece as chapas. Como o material fica esteticamente prejudicado, a solução costuma ser a colocação de forros, como os de palha ou bambu, que valorizam o pergolado, mas praticamente acabam com a transparência.
Outra questão que deve ser levada em conta na hora da escolha, é a térmica. Assim como o vidro, o policarbonato também faz uma espécie de efeito lupa, aumentando a temperatura abaixo dele.
Por isso, se a ideia for realmente investir em uma cobertura transparente e plana, o vidro, por conta de sua maior durabilidade, é uma opção melhor do que o policarbonato.
Posso fazer meu pergolado igual ao meu deck?
Sim. Se você já tem um deck de madeira pode apostar no mesmo estilo no pergolado com cobertura. Se não tiver um deck, mas tem planos de obter um, saiba que a Cobrire é especialista em diversos tipos de estruturas de madeira e também pode lhe ajudar nesta tarefa.
Instalar seu pergolado no deck fará com que seus momentos de conversas e relaxamento tomando um suco se torne ainda mais elegantes, pois pode deixar plantas penduradas ou inovar colocando tecidos na cobertura, comum quando logo abaixo existe uma poltrona macia ou uma festa. Aderir a um pergolado é usar a criatividade na hora de decorar, algo que lajes convencionais não permitem.
Como é feita a estrutura dos pergolados?
Os pergolados possuem quatro estruturas bases para suportar o peso da cobertura. Profissionais saberão exatamente como instalar seu pergolado de forma segura e sem correr o risco da mesma ceder com o passar do tempo.
A maior parte dos pergolados são sempre de madeira, mas é bom deixar claro que como tudo que é feito de madeira, requer maior cuidado com a manutenção. É preciso manter a madeira protegida do sol e da chuva com produtos adequados a fim de que a mesma não empene.
Qual planta usar no meu pergolado?
As plantas escolhidas devem ser, preferencialmente, leves, para que a longo prazo não comprometa a vida útil de sua pérgola com cobertura. Plantas com raízes fortes podem ser uma boa opção, pois são plantadas ao lado da estrutura da pérgola, fazendo com que cresça “abraçada” ao seu novo apoio de jardim.
Estas plantas devem ser resistentes às condições do ambiente em que serão plantadas, como o sol forte ou a umidade. Procure adquirir plantas próprias para a sua região, a fim de evitar que elas não sobrevivam a um ambiente distinto aquele em que foram cultivadas.
Só para lhe inspirar na hora de pesquisar sobre as plantas que pode agregar ao seu pergolado, podemos citar as trepadeiras frutíferas, como a precursora de tudo – a uva – e até o maracujá. Assim, quando for época do cultivo dessas frutas, seu jardim ficará com uma aparência muito especial e lhe renderá muitos elogios.
Outra dica são as plantas que florescem por um longo período do ano, como a jade, alamanda, jasmin, sete-léguas, madressilva, entre outras. O bom é que essas plantas em especial se adaptam em quase todos os ambientes, mas não deixe de obter dicas sobre o cultivo antes da aquisição.
Serviços de pergolado da Cobrire
Se você está ainda mais interessado em um pergolado com cobertura após ler este artigo, mas não sabe por onde começar para ter o seu, saiba que a Cobrire é especialista no assunto. A Cobrire tem uma equipe formada por profissionais qualificados e experientes que realizam o trabalho de criação e instalação de pergolados com maestria.
Além disso, nossa empresa só trabalha com madeiras de alta durabilidade e resistência, como Garapeira, Cumarú e Itaúba. Estes materiais aliados a técnica de nossos profissionais garantem um pergolado bonito e que vai durar muito tempo, bastando apenas que você faça as manutenções periódicas para manter a madeira sempre nova e com boa aparência.
Como se não bastasse, a Cobrire tem uma exclusividade: não trabalha com pregos e parafusos externos. Isso significa que sua estrutura não ficará firme? Errado. Ao contrário, sua estrutura ficará muito bem fixada e com um acabamento incrível graças as técnicas de nossos artesãos.
Ficou animado para ter um espaço de lazer coberto em qualquer época do ano? Então agende o seu orçamento e torne realidade aquele sonho antigo de ter um espaço externo para chamar de seu!
Vídeos Pergolado com Cobertura
Perguntas Frequentes
Pergolado reto (em nível) ou inclinado? Se você também tem essa dúvida, saiba que, mais do que economizar na estrutura, a estética é o que mais faz diferença. O pergolado inclinado geralmente fica em desarmonia em relação às linhas do entorno, parecendo torto ao olhar.
Já no pergolado em nível uma pequena estrutura superior, bem leve, dá a inclinação necessária à cobertura. Essa estrutura, utilizada nos pergolados com Pergotelhas, o sistema de cobertura SolarPlus da Cobrire, fica totalmente encoberta pelas tabeiras de acabamento, tornando o visual muito mais elegante e harmonioso.
Atenção quando for construir seu pergolado aproveitando alguma parede da casa ou do jardim, como uma extensão: os demais ambientes podem acabar ficando mais escuros. Isso porque passam a receber menos luz natural, como em um efeito cascata. A solução? Usar uma cobertura translúcida, como vidro, policarbonato ou a Pergotelha, e forrações que deixem passar a luz, como a de bambu. Dessa forma a questão é minimizado e você continua usufruindo da beleza inigualável do seu pergolado. Mas não abra mão do conforto térmico: na hora de escolher a cobertura transparente, utilize o insulfilm da DuPont ou seja ainda mais prático usando a Pergotelha, que já retém até 99% dos raios UV e traz uma redução de calor de até 6ºC em relação ao vidro e ao policarbonato.
A Cobrire é composta por profissionais que amam a madeira artesãos que não abrem mão da qualidade em seus mínimos detalhes. Por isso os rufos dos pergolados SolarPlus são embutidos nas paredes. Ou seja, é feito um corte na parede e a estrutura é “chumbada” ali, para evitar que se solte ao longo dos anos – principalmente em paredes texturizadas. Dessa forma, a vedação fica muito mais protegida do que apenas parafusada na parede, já que recebe menos sol e chuva. Por outro lado, a parede também ganha mais aderência ao material, reduzindo o risco de vazamento. Pequenos detalhes que fazem muita diferença.
Você sabia que a Pergotelha é extremamente resistente? Não é à toa ela tem 10 anos de garantia. Por conta dessa resistência, é possível andar sobre ela – mas é sempre bom tomar um cuidadinho básico. Na hora de fazer alguma intervenção que seja necessário mexer na Pergotelha, o mais recomendado é dividir o peso colocando uma tábua em cima e andar sobre ela. Dessa forma, o peso é compartilhado sobre as ondas das telhas e não fica centralizado em cima de um ponto específico. Mais uma dica Cobrire para a durabilidade do seu investimento.
Muita gente acha que ter uma casa com platibanda é abrir mão de varandas e bons espaços sombreados para a convivência com os amigos. Nada disso, tudo o que você precisa fazer é um bom pergolado de madeira. O projeto correto promove a total integração do pergolado com a platibanda, inclusive contra vazamentos e infiltrações. Muitas vezes não há espaço para que a Pergotelha passar por baixo da platibanda ou beiral, mas não tem problema. Basta que a Pergotelha apenas se encerre nesse beiral. Dessa forma, só o que precisa ser feito é um rufo que jogue a água da chuva que cai da platibanda para cima do telhado, vedando o conjunto e evitando infiltração.
Quer fazer seu pergolado de madeira mas está em dúvida sobre a inclinação do telhado para evitar vazamentos? O mínimo é 2,5%, mas para estruturas acima de 4 metros deve ser 3%. Mas não esqueça: nunca deixe que a água de outro telhado caia sobre a cobertura do pergolado, seja ela qual for. A força da água, principalmente nas chuvas fortes, pode acabar causando infiltrações indesejadas. Para resolver o problema, use condutores, até mais de um, dependendo do tamanho do pergolado. Fique de olho também na emenda das telhas, verificando com a fábrica quantos centímetros deve haver de sobreposição. Nesse caso, não esqueça também das fileiras de parafusos em todas as telhas e próximas da parte da emenda para que a pressão evite que a água penetre por baixo.
Campinas, Indaiatuba, Paulínia, Valinhos e Vinhedo.
Alumínio, Americana, Amparo, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Artur Nogueira, Atibaia, Barueri, Bragança Paulista, Boituva, Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Capivari, Cosmópolis, Cotia, Engenheiro Coelho, Elias Fausto, Granja Viana, Holambra, Hortolândia, Itatiba, Itú, Itupeva, Jaguariúna, Jarinú, Jundiaí, Limeira, Louveira, Mairinque, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Morungaba, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Nova Odessa, Pedreira, Piracicaba, Porto Feliz, Salto, Santo Antônio de Posse, Santa Bárbara d’Oeste, Santana de Parnaíba, São Roque, Serra Negra, Sorocaba, Sumaré e Votorantim.
Podemos fazer a venda de alguns materiais e enviar via transportadora para instalação de outro profissional, como por exemplo o Deck modular, Forro de Bambu, Forro de Palha, etc.
Clientes Cobrire
Somos Artesanais
Em uma época em que todos querem ser/parecer grandes declaramos: somos, propositalmente, pequenos.
Artesanais.
Nosso princípio é abraçar o seu projeto e não o mundo inteiro.
Clientes não são números. Pessoas são únicas. Se não existem duas pessoas iguais, não existem projetos iguais. Nosso dever é entender a realidade de cada um e oferecer exatamente o que é preciso com talento, responsabilidade, atenção e exclusividade.
Somos a Cobrire Construções em Madeira!
Faça já um Orçamento
Para entrar em contato conosco é simples e rápido! Escolha um dos canais de atendimento abaixo e logo entraremos em contato!