Já pensou em ter uma cozinha de estar?

Que tal ter uma cozinha de estar para chamar de sua? Veja como fazer, chame os amigos e deixe todo mundo com água na boca!

Cozinha gourmet, varanda gourmet, área de churrasqueira… Mas você já ouviu falar em cozinha de estar? O conceito já está tomando conta da decoração e da casa de quem ama novidades com os amigos.

E se você pudesse unir dois objetos de desejo no mesmo lugar? Simples, basta fazer ter a sua cozinha de estar em um pergolado. Essa estrutura, de origem italiana, já é charmosa por si só.

O pergolado pode ser feito de diversos materiais, mas a madeira é a mais procurada por sua beleza natural e aquele ar de sofisticação meio rústico que valoriza qualquer ambiente.

Mas o melhor é sua versatilidade, já que você pode instalar sua cozinha de estar de forma totalmente personalizada.

Gostou da ideia, quer conhecer mais a respeito? Então veja como criar uma cozinha de estar para chamar de sua e encantar seus amigos!

Veja alguns modelos de pergolado de madeira

[unitegallery Produtos_cobrire catid=12]

 

Cozinha de estar: de onde surgiu essa ideia?

O nome meio que já diz tudo: uma cozinha que não é feita apenas para cozinhar, mas para reunir pessoas. O conceito pode parecer o da cozinha gourmet, mas na verdade vai um pouco mais além, quase invertendo o sentido.

Em vez de uma cozinha onde você possa receber os amigos enquanto cozinha, ela é uma sala de estar onde se possa cozinhar.

Dessa forma, ela agrega elementos que não se encontraria em uma cozinha comum. Um dos segredos está nos detalhes, pequenos itens que personalizam o ambiente além dos utensílios comuns à cozinha.

É o caso, por exemplo, de cortinas de tecido, flores, quadros, lembranças de vagens, coleções e até móveis como poltronas e sofás.

 

Como compor sua cozinha de estar

Alguns elementos são comuns a esse conceito, não fundamentais, mas bastante importantes para alcançar o espírito da proposta. Um deles é a colocação de uma ilha, onde o chef pode preparar suas criações interagindo com todos os ao seu redor.

O ideal é que ela agregue uma bancada generosa, com pia e área de cocção. Por outro lado, os utensílios devem ficar à mão.

Dessa forma, além de facilitar seu manejo, não há perda de tempo à procura dos objetos. Gavetas e nichos acoplados à ilha e um paneleiro suspenso são excelentes soluções para esse caso.

 

Onde fazer a cozinha de estar?

É claro que qualquer ambiente, a princípio, pode ser transformado em cozinha de estar. No entanto, quem está planejando criar um local realmente diferenciado, deve se ater a um detalhe: o espaço.

Sua cozinha não comporta esse tipo de modificação? Não tem problema, a cozinha de estar não precisa ficar dentro de casa, muito pelo contrário. Mesmo que seu jardim não seja muito espaçoso, é possível fazer uma cozinha de estar em um pergolado.

Nesse caso, há várias soluções. Quando o espaço é reduzido, você pode fazer o pergolado de madeira em um dos cantos do muro, por exemplo, em forma triangular. Ou mudar a localização da ilha, por exemplo, em vez de ser centralizada.

Uma das vantagens de ter sua cozinha de estar em um pergolado é que você mantém a casa preservada. E isso, independentemente do tempo que faz lá fora, porque você também pode aproveitar o pergolado no dias de chuva.

 

Personalize uma cozinha de estar no pergolado de madeira

Gosta de novidades e não quer nada parecido com o de ninguém? Você pode personalizar sua cozinha e deixá-la com o seu jeito e estilo.

Comece aproveitando a versatilidade do pergolado de madeira. Há várias opções à sua escolha. Uma dela é o telhado. Ele pode ter cobertura com telhas cerâmicas ou cobertura transparente.

 

Cobertura transparente ou cerâmica?

A primeira é a mais comum e tem boa proteção térmica contra o calor, a chuva e o frio. Já a segunda vai depender do material que você escolher.

O vidro, por exemplo, tem grande durabilidade, mas pouca proteção térmica e é mais propenso a vazamentos. O mesmo acontece com o policarbonato, que, no entanto, dura bem menos que o vidro.

Mas há a Pergotelha, uma cobertura totalmente translúcida, que filtra 99% dos raios solares e oferece conforto térmico até 5ºC a menos do que o vidro e o policarbonato. Ela também tem grande durabilidade e tem 10 anos de garantia. Vale a pena considerar.

 

Que tal uma forração de palha?

Esse é outro toque muito especial. Pode ser que você ache que uma cobertura transparente não seja muito confortável em uma cozinha de estar. Ou não goste do aparelhamento de madeira do telhado aparente. Ou simplesmente queira dar um toque a mais no seu ambiente.

Nesse caso há os revestimentos naturais, maravilhosos. O de palha, por exemplo, dá um toque de classe inegável ao local. Já o de bambu, dependendo da trama escolhida, em conjunto com a cobertura transparente faz um jogo de sombras que já é uma atração à parte.

Que tal alguns exemplos de pergolado com cobertura de palha?

[unitegallery Produtos_cobrire catid=15]

 

Fechar ou não fechar a cozinha de estar: eis a questão

Preocupada em não poder aproveitar sua cozinha de estar também nos dias de frio ou chuva? Não tem problema, há várias formas de evitar isso. Você pode fechar o pergolado com vidro por exemplo.

É possível colocar bandeiras fixas e móveis de vidro, portas de abrir, de correr ou tipo camarão. Esse último tipo, recolhe as lâminas de vidro como uma sanfona, liberando praticamente todo o espaço.

A dica, aqui, é pensar nisso antes de encomendar seu projeto, para que ele já preveja o acréscimo de peso do vidro na estrutura do pergolado.

E então, gostou pronto para criar sua cozinha de estar e deixar seus amigos com água na boca?

Conheça os projetos Cobrire e inspire-se! Converse com um especialista pelo WhatsApp, solicite um orçamento e tire sua ideia do papel!

 

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento