Não sabe como começar a obra, mas quer ter o melhor resultado? Saiba agora o que deve ser construído antes: o deck ou o pergolado de madeira!
Ao planejar uma área de lazer, não vale ficar em dúvida se é melhor construir um deck ou um pergolado de madeira. Os dois, juntos, são uma combinação imbatível de beleza e funcionalidade.
Mas aí vem outro problema: o que fazer primeiro, deck ou pergolado? Será que existe uma regra ou fica a gosto de cada um? Será que de alguma forma a ordem de construção influencia no visual final?
Essa é uma dúvida comum para quem planeja construir ou renovar o visual da área externa dando mais funcionalidade ao espaço. E se você também tem pensado nisso, essa é a hora de entender tudo o que envolve esse assunto para não se arrepender depois.
Deck ou pergolado, o que construir primeiro?
A rigor não há uma resposta certa nem errada, porque essa é uma decisão que cabe ao responsável pelo projeto. Porém, os anos de experiência como líder no mercado mostraram à Cobrire que construir o deck primeiro e o pergolado depois acaba apresentando o melhor resultado.
E isso acontece porque, ao fazer o deck depois que o pergolado já está pronto, o piso de madeira envolve de forma mais eficiente as colunas do pergolado. Ou seja, é possível fazer um acabamento mais bonito quando o deck é feito depois, tornando todo o conjunto ainda mais belo e sofisticado.
Por outro lado, construir o primeiro pergolado e depois o deck pode fornecer uma área sombreada para trabalhar enquanto o deck é construído. Isso é particularmente importante se você vive em uma área com muito sol ou se está construindo durante os meses de verão.
Deck primeiro, pergolado depois
Agora, nada impede que você construa um pergolado sobre um deck já existente, por exemplo.
Áreas de lazer com deck de madeira são uma grande tendência, especialmente em torno de piscinas. Eles são estruturas perfeitas para reuniões ao ar livre ou simplesmente deseja desfrutar do espaço externo a qualquer momento.
Além disso, o deck de madeira deixa o espaço mais limpo, evita todo o trabalho de manutenção da grama, é antiderrapante, atérmico e tem uma textura muito confortável para os pés descalços.
Outro motivo para ter um deck de madeira mesmo sem pergolado a princípio é o melhor aproveitamento do terreno. Por isso ele é um recurso bastante utilizado para nivelar barrancos, por exemplo, ampliando a área útil do espaço externo.
Então se você já tem um deck e decide colocar um pergolado sobre ele, não tem problema. Basta ajustar o tamanho do pergolado com base no tamanho do deck de madeira e aproveitar o que ambos têm de melhor: beleza, funcionalidade e aconchego.
O que considerar antes de decidir
Um ponto importante antes de decidir o que fazer primeiro, o deck ou o pergolado, é a experiência do construtor. Como são duas estruturas de grande valor estético e que também valorizam economicamente a casa quase que instantaneamente, ambos precisam ser muito bem executados.
Por isso, a experiência de quem constrói é fundamental para que o resultado seja o melhor possível tanto em questões estéticas quanto de durabilidade. A escolha da espécie de madeira, das réguas que formarão o deck, a forma de fixação, tudo isso influencia na beleza e no dia a dia de uso do piso.
E o mesmo acontece em relação ao pergolado. Da escolha da madeira ideal ao modelo e o tipo de fixação (encaixe) das peças, tudo conta para um resultado perfeito.
No entanto, fique atento aos detalhes: são eles que mostram quando uma empresa é realmente expert no setor. Do alinhamento perfeito de ambas as estruturas às soluções encontradas para problemas inesperados e o acabamento na junção entre deck e pergolado, por exemplo, tudo depende do padrão de qualidade da carpintaria artesanal.
Então antes de se deixar levar pelo preço ou pela decisão do que construir antes, o deck ou pergolado, pesquise, veja trabalhos já executados e veja os comentários dos clientes que validam socialmente a empresa.
Assim você poderá ter o melhor resultado para o seu investimento financeiro e emocional, com motivos reais para se orgulhar da sua área de lazer.
Aproveite então e descubra tudo sobre como montar um pergolado de madeira e planeje seu novo espaço externo!