Não tem jeito, alguns erros de decoração são comuns à maioria das pessoas na primeira casa. Veja quais são os 6 principais deles e como acertar de primeira!
Mesmo quem adora decoração e vive antenado com as principais tendências, não tem jeito: há sempre aqueles erros que são cometidos na primeira casa.
Decorar um espaço novo é uma delícia, mas a verdade é que nem todo mundo acerta. E os piores são justamente aqueles que a gente não dá muita bola ou vai deixando “para depois”.
Entre um “acerta daqui”, “erra dali”, vale ficar ligado nos erros mais comuns. Afinal, quanto mais funcional, gostoso e aconchegante o ninho, mais orgulho a gente se sente do nosso cantinho.
Mesmo que não esteja na primeira casa, vale a pena espiar só erros de decoração mais comuns e descobrir como evitar!
1 – Ter pressa em terminar a decoração

Principalmente quando é a primeira casa, a ansiedade costuma tomar o lugar da razão. Com isso, a pressa faz com que vários erros de decoração sejam cometidos, como correr para comprar tudo em um só lugar – ou com o primeiro profissional que aparece.
Principalmente quando o assunto significa um certo investimento, nada de pressa. Pesquise bastante, avalie trabalhos já realizados e só contrate profissionais ou empresas com experiência comprovada e bom nome no mercado.
Imagine entregar a obra de um pergolado de madeira a qualquer curioso e acabar tendo um puxadinho no quintal? Com certeza esse será um erro a se lamentar por muito tempo.
Só faça com quem sabe e com quem confia no próprio taco o suficiente para dar garantia do serviço.
2 – Encostar todos os móveis nas paredes
Ledo engano quem pensa que encostar todos os móveis nas paredes aumenta a sensação de espaço. Muito pelo contrário. A medida apenas cria um espaço morto no centro da sala e dificulta a comunicação entre as pessoas.
O que dá a sensação de amplitude são móveis bem dimensionados, farta entrada de luz natural e cores claras. Por isso, evite o “efeito rosquinha”.
Aqui, a dica é ancorar o sofá e deixar que os demais móveis flutuem ao seu redor. Até tire a mesa de centro, se for preciso. Coloque poltronas e cadeiras com braços em frente a TV.
Já se o espaço for muito amplo, dívida a área por zonas de atividade: jantar, leitura, home theater.
3 – Querer tudo combinando
Um ambiente em que a decoração é toda combinada – mesma família de acabamentos, mesmo conjunto, mesmo tom – é monótono e sem personalidade.
Adote um mix de estilos ou crie interesses visuais que deem a sensação de acolhimento. Use revestimentos de fibras naturais, como de palha ou bambu, misture móveis antigos com novos. Use e abuse de madeira com metais e tijolos, por exemplo. Sua casa não deve ser uma vitrine.
4 – Encher o ambiente de objetos
Hoje, as várias tendências de decoração apontam para o minimalismo, como o estilo Neutral, o wabi-sabi e o Comfort Zone, por exemplo. Menos é mais: mais espaço, mais luz, mais sustentabilidade.
Isso não significa se livrar das lembranças. Faça um rodízio: deixe algumas no home office, outras do quarto, outras no armário. De tempos em tempos, troque-as de lugar, guardando algumas. Assim você tem ambientes sempre renovados e livres de excessos.
5 – Não planejar uma área de lazer 4 estações

Muitas pessoas ainda têm o hábito de achar que a área de lazer é feita só para o verão. Com isso, acabam criando elementos mal posicionados, que podem atrapalhar planejamentos futuros.
A área de lazer deve ter sempre um ambiente para abrigo, como um pergolado de madeira. A estrutura, que é super versátil, pode ser utilizada como área gourmet, como apoio da piscina ou cantinho zen, por exemplo.
Além disso pode ser fechada para colocação de ar-condicionado ou para evitar chuva e frio no inverno.
Da mesma forma, a colocação de decks de madeira evita que os moradores pisem na terra ou na grama molhada, aproveitando muito mais o jardim em qualquer clima. Assim você tem uma área de lazer pronta para ser usada 4 estações por ano.
6 – Iluminação mal feita
Esse é um erro comum, mas que ainda pode ser consertado a qualquer tempo. Os mais comuns são o uso de iluminação direta e lâmpada LED branca fria. Com isso, os ambientes ficam pouco convidativos e com ares “comerciais”.
Fuja da luz branca fria, use apenas a morna (amarela) de LED e mantenha os focos indiretos. Seja no jardim, em casa ou no pergolado da madeira, a iluminação é um ponto fundamental para realçar a decoração, harmonizar ambientes e criar a sensação de aconchego.
Agora que você já sabe quais os 6 principais erros de todo mundo comete na primeira casa, fica muito mais fácil acertar de primeira.
Quer mais dicas de decoração, arquitetura e paisagismo todas as semanas? Continue acompanhando nossos posts pelo blog e os últimos projetos da Cobrire no Instagram!