fbpx

Conheça as vantagens de ter um imóvel com telhado verde

Fonte: Pixabay

Olha só, não é apenas um telhado bonito, o que já é uma vantagem, mas um espaço que traz muitos benefícios aos donos do imóvel. O chamado telhado verde, ou telhado ecológico, é visto com mais frequência na Europa e em alguns lugares dos Estados Unidos, porém, vem conquistando os brasileiros.

Ficou curioso para saber o que é telhado verde e quais são as suas vantagens? Leia o nosso artigo, entenda isso e muito mais. Veja também que o telhado verde pode estar nas casas dos condomínios em Campinas, além de outros tipos de imóveis.

 

O que é telhado verde

Esse tipo de telhado, capaz de unir arquitetura, design e sustentabilidade no mesmo espaço, consiste em uma aplicação de camada de plantas sobre o telhado de uma casa ou prédio.

O telhado pode ser do tipo convencional ou mesmo laje, importante é incluir a camada de vegetal bem-feita, valorizando ainda mais o design do imóvel.

 

Quais imóveis podem ter o telhado verde

A maioria dos imóveis recebe um telhado verde perfeitamente. Feitos com a cobertura de concreto, metal ou madeira, sua instalação deve ser acompanhada por um arquiteto ou engenheiro, a fim de garantir a segurança e qualidade do telhado.

Mesmo as casas e prédios prontos podem ganhar um belo telhado verde, desde que para isso as telhas de cerâmica sejam substituídas por placas de madeira compensada.

 

Conheça as vantagens do telhado verde

Agora que você sabe melhor o que é um telhado verde, conheça as suas principais vantagens na sequência do conteúdo.

 

Retenção da água da chuva

A vegetação ajuda na drenagem da água, ou seja, diminui a necessidade de escoamento de água e do sistema de esgoto. O restante da água servirá ainda para outras atividades da casa.

 

Melhora no isolamento térmico

No verão o calor encontra no telhado verde um ótimo reforço para bloqueá-lo. Já no inverno, o telhado ajuda a manter a temperatura interna mais agradável.

 

Redução da poluição

O ar fica mais puro no imóvel e aos arredores, pois como absorve carbono e outros gases poluentes e libera oxigênio, certamente melhora demais o ar e a sua umidade.

 

Aumento da biodiversidade

O telhado verde pode ter mais de um tipo de planta, o que promove o aumento da biodiversidade e, consequentemente, o reequilíbrio ambiental.

 

Diminuição do consumo de energia

Pelo fato de a temperatura ser mais gostosa, até em dias muito quentes, o uso dos aparelhos de ar-condicionado passar a ser menos frequente.

 

Design diferenciado

Bonito, moderno e charmoso, o telhado verde embeleza com maestria o imóvel. O clima é bom e a beleza singular.

 

Isolamento acústico

Além do isolamento térmico, os ruídos são absorvidos e isolados pela vegetação do telhado verde, aliviando os sons indesejáveis.

 

Vegetações mais indicadas

Depende de cada tipo de construção, porém, na maioria dos casos, as vegetações mais usadas por arquitetos e engenheiros são as plantas nativas: aspargo, esmeralda, russelia, amendoim e cluisa.

Há quem use o telhado verde para cultivar horta e jardins, fazendo a manutenção de maneira semelhante àqueles “do chão”. Também, existem lajes que se transformam em um belo telhado verde com espaço para a recreação.

O telhado verde é um charme e, como acabamos de ler, apresenta vantagens convincentes. As casas de luxo se renderam ao tipo de cobertura, assim como prédios e belas casas em condomínios ecologicamente corretos.

Escolher o telhado verde colabora diretamente para diminuir a poluição nas grandes cidades. Imagine um bairro com várias casas cobertas por belas espécies de vegetação, não apenas o visual ficaria incrível, como o ar mais puro elevaria a qualidade de vida dos moradores.

 

O que achou do artigo? Aproveite para compartilhar com os seus amigos!