Ambos são artesanais e naturais, mas quando usar um ou outro? Veja como escolher forro de bambu ou forro de palha e crie diferenciais estéticos!
Imagine que você está meio que arrependido de ter colocado uma cobertura de vidro ou de policarbonato no seu pergolado de madeira. Você foi pela indicação dos amigos, se deixou levar pela ideia do empreiteiro, e agora descobriu que esquenta demais, suja demais, fica feio demais. E em pleno desânimo acabou fazendo outra descoberta: que o forro de bambu e forro de palha pode ser uma bela solução. Mas aí vieram outras dúvidas. Qual escolher? Há diferença entre eles?
Forro de bambu e forro de palha: revestimentos consagrados pela decoração


Bem, em uma coisa você está certíssimo. Tanto um quanto outro são uma bela, belíssima solução. Ambos são revestimentos naturais, oferecem um certo conforto térmico inerente ao próprio material, e escondem o aspecto feio da cobertura por causa da sujeira praticamente inevitável com o tempo.
Além disso, ambos já se consagraram como tendências da decoração atual, tendo tudo a ver com sustentabilidade, haveres e saberes brasileiros que caracterizam esses trabalhos artesanais, e a sofisticação do conforto estético que torna o ambiente mais acolhedor.
Mas, sim, há diferenças entre forro de bambu e forro de palha que, apesar de pequenas, podem influenciar no resultado visual pretendido. Veja quais são e acabe com as dúvidas na hora de escolher o melhor para o seu projeto de área de lazer.
Principal diferença é estética

É isso mesmo, a principal diferença entre palha e de bambu é a estética. Mas antes de mais nada é preciso saber que ambos são produzidos de forma manual, ou seja, são revestimentos totalmente artesanais, do plantio à colheita, do trançado das fibras ao tratamento. Eles são um daqueles saberes passados de pai para filho que nós, brasileiros, tanto nos orgulhamos. E que fazem o maior sucesso no exterior.
Então para quem valoriza a nossa mão de obra artesanal, cada vez mais reconhecida mundo afora, esses revestimentos são perfeitos. E por aí já começam a agregar valor à sua área de lazer.
No entanto, tanto um quanto outro possuem formas diferentes de serem trançados, assim como tonalidades distintas. A palha, por ser uma fibra de espessura mais fina, tem uma trama mais fechada do que a do bambu.
Por isso, de uma forma geral essa característica acaba conferindo uma estética mais formal, mais sofisticada ao forro de palha.
Quando colocado sob uma cobertura transparente – sim, porque pode ser usada também sob telhas, lajes, etc – a iluminação natural passa de uma forma mais suave e difusa.
Já as tramas do forro de bambu são mais espaçadas, justamente porque as fibras ou filetes de bambu são mais grossos. Esse fato confere uma estética mais despojada e informal ao ambiente.
E quando colocado sob uma cobertura transparente, a luminosidade que passa cria um efeito totalmente diferente, com um jogo de sombras muito interessante, que vai se modificando de acordo com o movimento do sol ao longo do dia.
Ou seja, o forro de bambu cria um outro tipo de diferencial estético, que são justamente as sombras formadas pela trama mais aberta.
Escolha de acordo com o seu projeto

Por isso, a escolha deve ser feita de acordo com o estilo do seu projeto para o pergolado de madeira, criando uma harmonia com a decoração da área de lazer. O conforto térmico é praticamente o mesmo, então a decisão deve levar em conta se a ideia é criar uma atmosfera mais despojada ou mais requintada.
Há vários modelos e tonalidades de forros de palha e de forro de bambu e que se encaixam nos mais diferentes estilos decorativos. Mas um ponto importante é lembrar que ambos são revestimentos naturais, portanto não devem ser usados sozinhos. Eles não funcionam como cobertura, então não podem ficar diretamente expostos ao sol e à chuva. Ambos precisam de uma cobertura.
Há um único produto, o Bamboo Out, produzido pela Cobrire, que já tem tratamento contra as intempéries e que pode ser instalado diretamente ao tempo nos pergolados de madeira sem cobertura.
Conheça outras funcionalidades dos revestimentos naturais

Aliás, para quem procura diferenciais estéticos em decoração, o forro de bambu e o forro de palha são duas ferramentas incríveis. Eles funcionam bem demais no pergolado de madeira, mas tem muitas outras funcionalidades.
Para começar, além dos tetos transparentes dos pergolados, eles podem revestir qualquer tipo de teto: de alvenaria, de telha cerâmica, de telhas galvanizadas, etc.
Da mesma forma que servem de forro para tetos, também podem revestir paredes. E ficam lindos criando espaços charmosos e personalizados em halls, lavabos, salas de estar, quartos e áreas gourmet em geral, por exemplo.
Por outro lado, também podem revestir móveis e objetos. É o caso de cabeceiras, portas, mesas e balcões. O uso do revestimento em vários espaços é uma tendência que ganha cada vez mais força.

Além disso, são muito fáceis de instalar, geralmente nem sendo preciso mão de obra especializada. Basta seguir o manual de instruções enviado pela Cobrire com o produto, que também fornece o suporte online necessário em caso de alguma dúvida.
Outra vantagem é que pode ser encomendado em qualquer quantidade, de qualquer parte do território nacional. São recursos maravilhosos para você personalizar não só sua área de lazer, mas toda a sua casa! Gostou dessa ideia? Então aproveite para descobrir tudo o que você precisa saber sobre pergolados de madeira!