Quais são os tipos de deck?

Quais são os tipos de deck blog - capa.

A área de lazer merece um piso perfeito. Mas antes da escolha, conheça mais sobre os tipos de deck de madeira e veja qual é o melhor para a sua casa!

Quando se trata de escolher o piso perfeito para sua área externa, há dois tipos de deck de madeira: o deck com ripas e o deck de madeira modular. Ambos podem ser colocados basicamente nos mesmos lugares, mas oferecem vantagens diferentes. 

Por isso é muito importante entender a diferença entre eles antes de começar o piso da sua nova área externa.

Tipos de deck: deck com ripas ou ripado

Entre os tipos de deck, o ripado é o mais tradicional. Ele consiste em tábuas de madeira estreitas dispostas paralelamente e espaçadas uniformemente para permitir o fluxo de ar e a drenagem de água adequada. 

Uma das principais vantagens do deck com ripas é sua aparência elegante e moderna. As ripas permitem que a luz do sol e o ar passem livremente, criando um espaço exterior agradável e fresco. Além disso, a madeira oferece uma textura natural e agradável para andar descalço.

Deck de madeira modular

O deck de madeira modular é uma opção de deck relativamente nova e inovadora. Ele é composto por um sistema modular de painéis de madeira intertravados que se encaixam para criar um piso totalmente personalizado. 

Uma das principais vantagens do deck de madeira modular é que ele é fácil de instalar e desmontar. Como as placas são pré-fabricadas e intertravadas, elas podem ser montadas em pouco tempo e sem a necessidade de ferramentas especiais. Além disso, se você precisar mover o deck para outra área, ele pode ser desmontado com a mesma facilidade. 

Por outro lado, há modelos bem diferentes de painéis. Então é possível criar projetos de deck modular personalizados, misturando tons, tamanhos e formas.

O que os dois tipos de deck têm em comum?

Tanto o deck ripado quanto o modular devem ser feitos com madeira tipo exportação, com espécies que já sejam naturalmente resistentes às intempéries. Por isso, não adianta colocar qualquer tipo de madeira ou mesmo madeira de demolição, porque a vida útil será bem mais curta com a exposição direta ao sol e à chuva.

Por outro lado, ambos também precisam de manutenção, que na realidade é muito fácil de fazer. Depois do tratamento inicial feito com verniz ou stain, basta remover todo o produto velho e reaplicar uma vez por ano. 

Esse procedimento é fundamental para manter a durabilidade do deck, já que mesmo as madeiras mais nobres precisam de proteção contra pragas e a ação do tempo.

Ambos os tipos de deck de madeira também podem ser usados em áreas internas e externas, de qualquer tamanho.

Qual escolher?

Bonitos, sofisticados, confortáveis e duráveis. Então como escolher entre os dois tipos de deck de madeira?

Na dúvida, além do seu gosto pessoal, é interessante considerar alguns fatores:

1. O deck modular dispensa mão de obra especializada. Qualquer pessoa pode encaixar as peças, que são fixadas umas nas outras através de um sistema “macho e fêmea” ou são apenas encostadas;

2. O deck modular é muito interessante se o imóvel é alugado ou se você pretende ter mobilidade com as peças para formar designs diferentes ou colocar em outro espaço;

3. O deck ripado precisa de mão de obra especializada e muito bem capacitada para ficar bem nivelado e ter o distanciamento correto entre as ripas;

4. O deck de ripas tem um visual mais sofisticado e as réguas longas ajudam a dar uma sensação de amplitude ao local.

Em ambos, procure diferenciais antes da compra

Entre os dois tipos de deck há uma grande oferta no mercado, com produtos com uma ampla faixa de preço. O valor varia bastante de acordo com a madeira: as mais apropriadas e resistentes custam mais caro.

Por outro lado, há outros fatores que influenciam no preço, como a forma com que são construídos. Por isso, o ideal é procurar diferenciais de qualidade que valorizam o investimento.

Por exemplo, tradicionalmente o deck de madeira ripada é fixado através de pregos, parafusos e cavilhas. Mas com o tempo a cavilha solta e eles enferrujam com o acúmulo de água – e acabam soltando. Na Cobrire o sistema de fixação é feito com pinus galvanizados, que não se soltam nem enferrujam. 

Já as réguas precisam ser presas em determinados espaços para que não enverguem. E também precisam de um espaçamento certo entre elas e em relação ao piso para deixar a água escoar, mas não fazer poça abaixo do deck.

Além disso, a Cobrire tem as maiores réguas do mercado e um cuidado especial na escolha de cada uma. Isso faz com que o deck ripado seja praticamente uma obra de arte na área externa!

E o deck modular da Cobrire tem uma base de plástico que evita o contato da madeira com a água, aumentando a vida útil de cada peça. É nela que fica o encaixe, super seguro, mas tão fácil de montar que é chamado Deck de Encaixe Fácil!

E então, já sabe qual o tipo de deck que vai escolher?

Para ajudar você a se decidir, nós preparamos um artigo mostrando inclusive outros usos que pode dar para criar diferenciais por toda a casa com o deck de madeira.

Clique aqui para ler!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento