Por que pintar rufos e condutores de preto?

Por que pintar rufos e condutores de preto - Capa

A pintura de rufos e condutores é essencial para a durabilidade do seu pergolado. E a cor preta é uma das mais escolhidas. Saiba por que agora!

A cor preta sempre foi sinônimo de bom gosto e sofisticação quando o assunto é decoração e moda. Do clássico vestido “tubinho preto” aos móveis de tricô náutico, por exemplo, o preto encanta com sua neutralidade elegante. E quando o tema são os rufos e condutores do pergolado de madeira não é diferente.

Pintar essas peças de preto tem sido uma opção bastante utilizada por que, não abre mão do luxo e conforto de um pergolado de madeira na área de lazer. Quer saber por que? Então vem com a gente saber mais sobre essa ideia que está dando o que falar.

Mas o que são rufos e condutores?

Por que pintar rufos e condutores de preto - img 01

Mas antes de mais nada, é importante saber o que são rufos e condutores. Ambos fazem parte do sistema de escoamento de água da chuva da Pergotelha e ajudam a tornar a cobertura praticamente à prova de goteiras e vazamentos. 

Os rufos são peças metálicas moldadas e fixadas nas extremidades do pergolado fazendo a vedação de forma a evitar vazamentos. Elas ficam bem discretas por causa do acabamento dado com as tabeiras, aquelas peças de madeira que fazem um tipo de moldura ao redor do pergolado. E as tabeiras servem tanto para disfarçar esse sistema, quanto para tornar toda a estrutura ainda mais imponente.

Já os condutores são as peças que direcionam a água que vem das calhas para o local de despejo definido no projeto. Pode ser um ralo, um vaso de planta, o próprio solo, etc. 

Eles podem ser instalados de várias formas: bem rente a uma ou mais colunas do pergolado, atrás de painéis de madeira ou em paredes de alvenaria, por exemplo, de forma a também ficarem bem discretos.

Por que rufos e condutores devem ser pintados?

Por que pintar rufos e condutores de preto - img 02

Deixar rufos e condutores sem pintar não é uma boa escolha. Isso porque as peças, no estado original, ficam fisicamente mais vulneráveis e esteticamente feias.

Veja alguns benefícios de pintar rufos e condutores:

1. Proteção duradoura: Um dos principais benefícios de pintar rufos e condutores do seu pergolado de madeira é a proteção duradoura que isso proporciona. A exposição contínua aos elementos naturais, como chuva, sol e umidade, pode causar danos ao material ao longo do tempo. A pintura atua como uma barreira protetora, prolongando assim a vida útil das peças.;

2. Estética Aprimorada: A pintura dos rufos e condutores oferece uma oportunidade incrível de aprimorar a estética do seu pergolado de madeira. Você pode personalizar o visual do seu pergolado para se adequar ao seu gosto pessoal, à estética da área externa ou acompanhar o estilo da casa

Seja criando um contraste sofisticado ou escolhendo mimetizar as peças, a pintura permite que você transforme o pergolado no ponto central da área de lazer visualmente ainda mais impactante;

3. Valorização do Ambiente Externo: Se você está buscando aumentar o valor do seu espaço exterior, pintar os rufos e condutores do pergolado é uma estratégia eficaz. Um pergolado bem cuidado e esteticamente agradável será o ponto de destaque da propriedade, agregando valor ao seu espaço e potencialmente influenciando positivamente sua avaliação imobiliária.

Preto x madeira, uma combinação incrível

Por que pintar rufos e condutores de preto - img 09

E por que o preto tem sido tão escolhido para a pintura de rufos e condutores? Um dos motivos é que preto e madeira são uma combinação incrível! Além de dar um toque sofisticado ao espaço, os detalhes em preto valorizam ainda mais a madeira, realçando seus veios naturais e a beleza simétrica da estrutura.

Por outro lado, a pintura em preto também pode ser uma forma de harmonizar esteticamente o pergolado com o décor do restante da casa. Assim, essa integração de estilos valoriza o conjunto, proporcionando mais afinidade entre os ambientes.

Além disso, o preto é um clássico, da mesma forma que a madeira. Ambos são neutros, elegantes e ao mesmo tempo cheios de personalidade. E, por isso mesmo, estão presentes em praticamente todos os estilos de decoração ao redor do mundo, do clássico ao contemporâneo, do Boho ao minimalismo, do rústico ao moderno, por exemplo.

Outras cores também podem ser utilizadas

Por que pintar rufos e condutores de preto - img 06

Apesar de o preto ser uma das cores mais escolhidas para a pintura de rufos e condutores, na verdade qualquer cor pode ser utilizada. A escolha depende apenas do gosto pessoal de cada um e do objetivo visual: criar uma harmonia com o restante da decoração, realçar as peças através do contraste, criar um visual ousado, mimetizar com a madeira, acompanhar a pintura da casa, etc.

Porém, entre todas as cores, algumas costumam ganhar a preferência dos clientes, por isso são utilizadas como padrão da Cobrire. Veja quais são além do preto:

Branco

Por que pintar rufos e condutores de preto - img 03

Muitas pessoas optam pelo branco por razões diferentes. Uma situação bem comum é quando o próprio pergolado de madeira é todo pintado de branco. 

O branco também costuma ser a opção quando a ideia é combinar com o muro no qual a coluna com o condutor fica encostada ou quando as arandelas ou os spots em trilhos usados na iluminação também são escolhidos na cor branca.

Já quando as esquadrias da residência e/ou as calhas de toda a casa já são brancas, geralmente essa também é a cor escolhida para os rufos e condutores. O visual fica leve e harmonioso.

Marrom

Por que pintar rufos e condutores de preto - img 08

O marrom também é uma das cores mais escolhidas e o efeito é muito bonito. É ideal para quem quer dar um realce discreto nas peças, contrastando levemente com o tom da madeira do restante do pergolado. 

O resultado é um visual diferenciado e charmoso, que brinca com as tonalidades dando uma espécie de movimento estético ao ambiente como um todo. Nesse caso, a tinta utilizada pela Cobrire é a Marrom da marca Novacor.

Madeira

Por que pintar rufos e condutores de preto - img 05

Outra possibilidade é que os rufos e condutores sejam pintados da cor de madeira mesmo. Isso acontece quando a ideia do projeto é mimetizar as peças, que, visualmente, praticamente desaparecem em meio à estrutura do pergolado.

O efeito também é muito bonito e sofisticado e geralmente acaba dando espaço para que outras estruturas ganhem destaque, como um painel de madeira ripada (brises), o desenho de parte do pergolado sem cobertura ou o próprio forro de bambu ou de palha

Esse também é um recurso interessante para pergolados pequenos, deixando o visual mais limpo ao mesmo tempo em que cria a ilusão de haver ainda mais madeira do que há na realidade, aumentando a sensação de imponência do pergolado.

Como é feita a pintura de rufos e condutores?

Por que pintar rufos e condutores de preto - img 07

Tradicionalmente a Cobrire oferece a pintura dos rufos e condutores, feita com tinta comum diretamente na chapa galvanizada. No entanto, nada impede que o cliente opte pela pintura eletrostática, um método criado para superfícies de materiais que possuam carga elétrica, como as metálicas em geral.

Nesse caso é preciso contratar uma empresa especializada, porque é preciso uma pistola especial. O processo é feito geralmente com uma tinta em pó, sem solvente, e através de uma carga elétrica contrária a do material da superfície, proporcionando uma maior fixação da tinta na peça. Depois da aplicação a peça é levada para uma espécie de estufa, na qual a tinta se funde à superfície aplicada.

Assim, a pintura eletrostática oferece mais resistência à abrasão e corrosão, aos efeitos da exposição ao clima e, em alguns casos, até mesmo a impactos.

Venha conversar com a gente!

Em resumo, pintar rufos e condutores do seu pergolado de madeira oferece uma série de vantagens significativas. Desde a proteção duradoura contra os elementos até a melhoria estética. 

Assim, ao considerar o investimento em pintura, você está não apenas protegendo seu pergolado, mas também elevando todo o ambiente externo a um novo patamar de beleza e funcionalidade.

Na dúvida sobre qual a cor ou o tipo de pintura escolher, venha conversar com a nossa equipe de especialistas e encontre a melhor solução para o seu caso!