Poke havaiano: veja como preparar esse prato que já se tornou uma verdadeira febre em São Paulo!

Conheça a história e descubra como fazer o poke havaiano, o prato que já conquistou o coração dos paulistanos e do mundo!

O iniciozinho do outono ainda é praticamente verão – só que sem aquele calor que ninguém aguenta. O clima que começa a ficar fresquinho é uma delícia e o ar mais limpinho faz da área de lazer o melhor lugar do mundo. Para quem procura pratos diferentes, sofisticados e fáceis de fazer, o poke havaiano é perfeito para a beira da piscina.

Aliás, não é à toa que o poke havaiano foi eleito o prato da moda do verão. Gostoso e rápido, é uma daquelas comidas que a gente aprende uma vez e quer repetir para sempre.

Nem temaki nem sushi: esse prato típico do Havaí mistura cubos de peixe fresco, com arroz Gohan, castanhas e frutas no molho de soja.

O sucesso por em terras brasileiras está sendo tão grande, que em alguns lugares já é possível ver até barraquinhas de poke havaiano nas esquinas – além de quiosques nos shoppings.

Em São Paulo, por exemplo, o prato já ganhou o status de fast casual: meio fast food, meio casual dinning. Também, não é à toa: a própria receita permite muitas variações, substituindo o peixe cru por frango ou salmão grelhado, por exemplo – ou os dois.

Conheça mais sobre o prato e delicie-se com a nossa receita no final do post!

Origem do poke havaino

Ao longo dos anos, o estado americano do Havaí recebeu influências gastronômicas variadas e não só dos Estados Unidos, mas do Japão, Polinésia e também muita coisa da Europa.

A isso, soma-se a cultura havaiana na qual a comida é uma coisa muito pessoal, uma forma de experimentar a vida, celebrando a fartura dos mares e a própria relação com os sentidos, já que comumente os alimentos são manuseados sem talheres.

Desse mix cultural surgiu o poke (que em havaiano significa “pequeno pedaço”), uma espécie de simbiose com a comida japonesa e o ceviche peruano, tendo como base o peixe cru.

Influências transformam as receitas

No entanto, diferentemente da obsessão japonesa pela perfeição dos cortes e dos temperos, o poke havaiano é mais “natural”: basta jogar os pedaços de peixe cru em uma bowl, juntamente com os demais ingredientes e temperos.

Assim, no poke haviano original são usados peixes cortados em pedaços rústicos, castanhas locais assadas e alga marinha cortada.

O arroz Gohan, os peixes de águas marinhas profundas (como atum e salmão), a cebolinha e o óleo de gergelim já são influência japonesa.

Entretanto, por onde passa o poke vai agregando mais elementos e transformações para se adaptar ao gosto local – mais ou menos como a própria comida japonesa e o ceviche.

Aprenda a fazer o poke havaiano e surpreenda no pergolado gourmet!

Sabe aquele final de semana de sol, apenas com a família e aqueles amigos especiais? Esse clima de descontração e intimidade é perfeito para experimentar essa receita de poke havaiano, saindo diretamente do seu pergolado gourmet para a beira da piscina.

Então preste atenção nos ingredientes para a hora da compra, porque o preparo é super fácil.

Não esqueça que a ideia é misturar elementos e texturas, então sempre vale fazer a sua substituição de ingredientes e criar sua própria receita de poke!

 

Receita de 1 porção de poke de salmão (40 minutos de preparo):

Para o poke

  • 30 g de cebola roxa fatiada, deixadas de molho em água gelada por 20 minutos;
  • 190 g de arroz japonês cozido, em temperatura ambiente;
  • 40 g de manga madura, mas firme, em cubos;
  • 100 g de salmão fresco cortado em cubos;
  • 40 g de tomates-cereja, cortados ao meio;
  • 1/2 folha de alga nori cortada em tiras;
  • 20 g de chips de batata doce;
  • 1/2 avocado, em fatias;
  • 50 ml de molho.

Para o arroz japonês (gohan)

  • 200 g de arroz Gohan;
  • Água o quanto baste.

Para o molho

  • 20 ml de óleo de gergelim torrado;
  • 200 ml de molho shoyu;
  • 50 ml de água filtrada.
  • Misture todos os ingredientes e reserve.

Para o chips de batata-doce

  • 1 batata-doce grande descascada e cortada bem fininho.

Leve as fatias ao forno até que fiquem crocantes e douradas

Modo de preparo do arroz

Coloque o arroz japonês em um pote ou panela, encha com água até 2 dedos acima e, com as mãos, esfregue o arroz para liberar o amido. Escorra a água com o excesso de amido e repita o processo até que a água saia quase transparente;

Depois coloque este arroz em uma panela com 400 ml de água e leve ao fogo alto. Quando a água ameaçar ferver, reduza o fogo ao mínimo, mexa delicadamente e tampe imediatamente a panela;

Aguarde o final do cozimento por mais 10 minutos, apague o fogo e deixe o arroz descansar por mais 10 minutos.

Modo de preparo do poke

Em um bowl, adicione delicadamente o arroz japonês, procurando preencher todo o fundo do recipiente. Coloque os demais ingredientes pelas laterais e sobre o arroz, de forma que fique espaço no centro para o salmão. Coloque então o salmão em cubos delicadamente neste espaço que ficou no centro do prato e sobre o arroz.

Para finalizar, regue o poke com o molho, arrume os chips de batata-doce nas laterais do bowl e sirva.

 

Gostou dessa receita para aproveitar o início do outono na área de lazer? Conheça também outras receitas leves para a beira da piscina  e inspire-se na decoração do seu pergolado gourmet no nosso Instagram!

Compartilhe:

Posts Recentes

Solicite já um Orçamento